Sinfônica de Campinas se apresenta na Hípica no próximo sábado

 

A Orquestra Sinfônica de Campinas se apresenta no próximo sábado, 23, às 17h, no Clube da Sociedade Hípica, em comemoração ao seu aniversário de 70 anos. O evento terá a regência do maestro Victor Hugo Toro. O repertório é alegre e vigoroso, com músicas de grandes compositores contemporâneos e dos séculos 19 e 20.

 

 

O concerto tem início com a abertura da opereta “Brincadeiras de Bandidos”, do compositor e maestro croata do Romantismo, Franz von Suppè, que teve sua estreia em abril de 1867. Segue com a obra “Hoe Down”, do Balé “Rodeo”, do compositor norte-americano, Aaron Copland.

 

 

Na sequência, o Intermezzo de “As Bodas de Luis Alonso”, uma ‘zarzuela’, do compositor espanhol, Gerónimo Giménez y Bellido, estreada em 1897. As zarzuelas são uma forma de teatro musical surgido na Espanha e que se distingue das operetas francesas, principalmente por conter partes instrumentais, partes vocais (solos, duetos, coros) e partes faladas.

 

 

O programa prossegue com o prelúdio e mazurka da Ópera “Coppelia”, do compositor francês do século XIX, Léo Delibes. Coppelia é um balé cômico -sentimental baseado em conto fantástico de Hoffmann, “O Homem de Areia”.

Do compositor campineiro Carlos Gomes será executada a Ária “Nell Isola” da Ópera Colombo.

 

 

A popular “Valsa dos Patinadores”, do compositor francês Émile Waldteufel, entra em cena. A peça foi inspirada na famosa obra de Renoir, “Rinque de Patinadores” e composta em 1882.

 

 

A música latina também tem sua vez. Do compositor mexicano Arturo Márquez, a Sinfônica interpreta a canção “Danzon nº 2”. Escrita para orquestra completa, a peça apresenta solos para clarinete, oboé, piano, violino, trompete, flauta e flautim. Encerra o concerto com uma música para deixar saudade e muita vontade de dançar, a “Suíte de Mambos”, do cubano Prez Prado, que ficou imortalizado como o Rei do Mambo.

 

 

Programa

 

 

F. V. Suppe: Brincadeiras de Bandidos: Abertura

A. Copland: “Hoe Down” de “Rodeo”

G. Gimenez: Intermezzo de “As Bodas de Luis Alonso”

L. Delibes: Preludio e Mazurka de “Coppelia”

Carlos Gomes: “Nell Isola” de Colombo

E. Waldteufel: “Valsa dos Patinadores”

A. Marquez: Danzon N° 2

Perez Prado: Suite de Mambos

 

 

Serviço

 

Orquestra Sinfônica de Campinas.

Quando: 23 de junho, sábado, 17h.

Onde: Sociedade Hípica de Campinas (Rua Buriti. Bairro das Palmeiras – Campinas, SP).