Sinfônica de Campinas e 110 vozes realizam ensaio aberto na sexta, 24

A Orquestra Sinfônica de Campinas e mais 110 vozes interpretam, nesta semana, uma obra verdadeiramente monumental, “Um Réquiem Alemão”, de Johannes Brahms (1833-1897). Os concertos serão nas cidades de Engenheiro Coelho (Unasp); e de São Paulo (Catedral da Sé). Para que o público campineiro aprecie esse repertório tão especial, haverá um ensaio aberto na sexta-feira, 24, às 19h, no Teatro Castro Mendes, com entrada gratuita. 

 

 

Sob a regência do maestro Victor Hugo Toro, o ensaio e as récitas reunirão, no total, 110 vozes dos coros Collegium Vocale Campinas, Coro Contemporâneo de Campinas e Madrigal Vivace de Jundiaí, e dos solistas Felipe Oliveira (barítono) e Thayna Roverso (soprano).

 

 

Monumental

Brahms começou a escrever seu “Réquiem” aos 32 anos e consumiria outros três para terminá-lo. É sua mais extensa composição, com cerca de 70 minutos. Costuma-se dizer que se trata de uma peça sacra, mas não litúrgica. 

Em comparação aos réquiem mais tradicionais, como os de Mozart, Berlioz, Verdi, cantados em línguas de origem latina, “Um Réquiem Alemão” não foi composto para o acompanhamento de missas. Na obra, cantada em alemão, o compositor enfoca majoritariamente a vida ao invés da morte. A ideia de morte, inclusive, é evocada somente no penúltimo de seus sete movimentos.

Pelo refinamento e profundidade, com esta obra Brahms passou a ser considerado um dos sucessores de Beethoven. A peça estreou em 1868. À época, Brahms não havia ainda composto nenhuma de suas quatro sinfonias.

 

 

Serviço

Orquestra Sinfônica de Campinas

Repertório: “Um Réquiem Alemão”, de J. Brahms.

Regência: Victor Hugo Toro.

Coros: Collegium Vocale Campinas, Coro Contemporâneo de Campinas e Madrigal Vivace de Jundiaí.

Solistas: Felipe Oliveira (barítono), Thayna Roverso (soprano). 

 

 

Ensaio aberto gratuito

Quando:  24 de agosto, sexta, às 19h.

Onde: Teatro Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, s/n. Vila Industrial. Campinas).

 

 

Concerto em Engenheiro Coelho

Quando: 25 de agosto, sábado, às 20h.

Onde: Igreja da UNASP (Estrada Municipal Pastor Walter Boger, s/nº, Lagoa Bonita. Engenheiro Coelho).

 

 

Concerto em São Paulo

Quando:  26 de agosto, domingo, 15h.

Onde: Catedral da Sé (Praça da Sé. São Paulo). 

 

 

Todos as entradas são gratuitas.