Seminário debate ações do Plano para a População em Situação de Rua

O II Seminário “Construindo a Política Municipal Intersetorial para População em Situação de Rua” que ocorre nesta quinta-feira, dia 5 de abril, na Estação Cultura, trará para o debate as ações intersetoriais que irão compor o Plano Municipal para atender esse segmento da população. O evento, realizado pela Prefeitura de Campinas, é aberto ao público em geral.

 

Para participar, basta fazer a inscrição por intermédio do Portal do Cidadão. Acesse o link https://cidadao.campinas.sp.gov.br/aplicativos.php  e clique no item “Inscrições em Eventos”. As pessoas que acessarem o Portal do Cidadão pela primeira vez devem cadastrar-se. As inscrições podem ser efetuadas até às 12h desta quarta-feira, dia 4.

 

“Esta é uma oportunidade para que os cidadãos participem e tragam suas ideias para as discussões. Desta forma, técnicos que atuam junto a essa população, sociedade civil e as pessoas que vivem em situação de rua, terão a oportunidade de encontrar a melhor forma de intervir junto a esse fenômeno tão complexo que afeta milhares de pessoas em todo o mundo”, falou a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira. 

 

A Política Nacional para Inclusão Social da População em Situação de Rua recomenda cuidados compartilhados e ressalta a importância das ações intersetoriais. Diante desse cenário, o município de Campinas constituiu o Comitê Municipal de Monitoramento e Acompanhamento da Política Municipal das Pessoas em Situação de Rua para coordenar a elaboração da Política Municipal Intersetorial para a População em Situação de Rua.

 

Durante o Seminário, o Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) apresentará os eixos que nortearão a política pública de atendimento a esse segmento da população. O objetivo do Seminário é fortalecer o entendimento dos diferentes setores da sociedade acerca dos direitos e garantias dessa população, além de proporcionar espaço participativo aos interessados na construção dessa política pública.

 

Serviço:

II Seminário: “Construindo a Política Municipal Intersetorial para População em Situação de Rua”

Data: 5 de abril 

Horário: das 8h30 às 17h30

Local: Estação Cultura

Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n

 

Programação:

8h30 – Recepção e coffebreak

9h – Mesa de abertura

9h30 – Panorama Municipal das ações voltadas às Pessoas em Situação de Rua

Silvia Brito- Diretora do Departamento de Operações de Assistência Social da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (DOAS/SMASDH)

10h – Plano Municipal Intersetorial de Atendimento da População de Rua: a Experiência de Belo Horizonte

Kátia Rochael Rodrigues – Diretoria de Proteção Social Especial Subsecretaria de Assistência Social da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SUASS) /SMASAC) de Belo Horizonte

Coordenador da Mesa:

William Azevedo de Souza- Coordenador da Proteção Social de Média Complexidade POP Rua (SMASDH)

11h30 – Debate

12h – Almoço

13h – Divisão em grupos por Eixos Temáticos

15h15 – Intervalo para café

15h30 – Fechamento das propostas por Eixos Temáticos

16h30 – Plenária de apresentação das propostas dos Eixos Temáticos

17h30 – Encerramento