Seminário de Turismo debate ações para fortalecer setor na RMC

Em sua quarta edição, o Seminário de Turismo na RMC, realizado na manhã desta quinta-feira, 26 de outubro, reforçou a necessidade dos municípios fortalecerem as ações conjuntas para o desenvolvimento do turismo na Região Metropolitana de Campinas. Realizado no Expo D. Pedro, em Campinas, o evento teve a participação de cerca de 200 pessoas, representantes de órgãos públicos, profissionais da área, estudantes de turismo, donos de agências de viagens, rede hoteleira e responsáveis por espaços de eventos.
O seminário foi uma realização da Câmara Temática de Turismo da RMC da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) e do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da RMC (CDRMC). “O seminário atendeu às expectativas, pois deu a todos uma visão geral do potencial que temos na RMC e da importância de políticas públicas que beneficiem as cidades. As palestras foram esclarecedoras para compreendermos pontos importantes para o desenvolvimento do turismo, como ações de marketing, regionalização e capacitação”, avaliou Alexandra Caprioli, diretora de Turismo da prefeitura de Campinas e coordenadora da Câmara Temática de Turismo da RMC.
“Campinas, dentro da sua estratégica de desenvolvimento, tem o turismo como uma das suas vertentes mais importantes. Consideramos que o setor pode ajudar nossa cidade e a região a se desenvolver e gerar mais empregos”, afirmou André von Zuben na abertura do seminário.
Além do secretário, a mesa de abertura contou com as presenças do prefeito de Santa Bárbara d’Oeste e presidente da RMC (Região Metropolitana de Campinas), Denis Andia, prefeito de Holambra e presidente da Aprecesp (Associação das Estancia Turisticas), Fernando Fiori de Godoy, diretora executiva da Agemcamp, Ester Viana, diretor do Ciesp Regional Campinas, José Nunes Filho, presidente do Campinas e Região Convention Bureau, Fernando Vernier, e presidente do Expo D. Pedro, Ricardo Monteiro.
O presidente da RMC destacou a importância do seminário para os atores do setor. “É um momento de olharmos para todas as oportunidades que o Brasil e que a nossa região, em especial, possam oferecer. Nesse sentido, o evento se faz ainda mais importante porque tem esse campo de oportunidades aberto pela frente, exatamente no momento em que a Região Metropolitana de Campinas começa, de maneira muito vigorosa, a dar os seus passos mais importantes e se consolidar como a primeira região metropolitana de interesse turístico do país”, destacou Denis Andia.
O tema do seminário foi “Turismo na RMC: oportunidade para o desenvolvimento”. A programação incluiu a palestra “Marketing de Destino”, com Márcio Nascimento, diretor de marketing do Ministério de Turismo, e uma mesa-redonda para debater a “Regionalização do Turismo” e o “MIT (Municípios de Interesse Turístico)”, da qual participaram Vanilson Fickert e Romildo Campello, representantes da Secretarias de Turismo e de Cultura do Estado de São Paulo, respectivamente.