Projeto de xilogravura traz exposição e atividades gratuitas a Campinas

O projeto “Largofolhas: xilogravuras para a cidade” chega repleto de atividades gratuitas em Campinas. Entre os dias 4 de agosto e 2 de setembro acontecerá a exposição de obras de xilogravura com a temática da relação da natureza com o espaço urbano (folhas, folhagens e árvores) na Estação Cultura. O projeto oferecerá também oficina de xilogravura, oficina de impressão de lambe-lambe, além de uma ação performática. Para participar das oficinas não é necessário fazer inscrição nem conhecimento prévio. 

 

A ideia do projeto é desenvolver a arte em xilogravura inserindo-a na paisagem urbana de Campinas. O ambiente da Estação Cultura para a exposição das obras dos artistas Simone Peixoto, Márcio Elias e Luciana Bertarelli foi a escolha perfeita. “A ideia é levar a arte para fora dos espaços tradicionais, como museus e galerias. Na exposição na Estação Cultura e também nas outras atividades vamos tentar integrar as instalações das obras com o ambiente de forma harmônica, utilizando como suporte aquilo que também faz parte da paisagem urbana”, explica Márcio Elias, artista e um dos idealizadores do projeto. 

 

 

A xilogravura é uma antiga técnica de impressão de figuras e textos com madeira entalhada, o que funcionava como matriz para a transferência da imagem para o papel. Desenvolvida na China, a técnica da xilogravura é encontrada no nordeste brasileiro, como parte da arte e da cultura daquela região, frequentemente utilizada para ilustração de textos de literatura de cordel, por exemplo. 

 

 

“Largofolhas: xilogravuras para a cidade” é realizado com recursos do ProAC Edital (Programa de Ação Cultural) e teve sua primeira edição realizada no ano de 2013 com o financiamento do FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas). A proposta era que cada artista realizasse obras para serem instaladas numa praça, utilizando a xilogravura como técnica/linguagem principal. A praça serviu também como fonte de inspiração e referência imagética, permitindo que as instalações se integrassem de forma harmoniosa, as obras com a paisagem do local.

 

Serviço

Projeto “Largofolhas: xilogravuras para a cidade”

 

 

Abertura: 04/08, às 15h

Visitação: 04/08 a 02/09

Local: Estação Cultura, Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº

Horário de visitação: De segunda a sábado, das 8h às 22h; e domingo, das 8h às 20h

 

 

Oficina de Xilogravura

Local: Praça Correia de Lemos (em frente ao Teatro Castro Mendes)

Data: 11/08

Horário: 10h às 14h

 

 

Oficina de Impressão de Lambe-Lambe

Local: Estação Cultura, Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº

Data: 19/08

Horário: 13h às 17h

 

 

Colagem dos Lambe-Lambe na Vila Industrial

Local de encontro: Estação Cultura, Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº

Data: 26/08

Horário: 10h às 14h

 

 

Cortejo Largofolhas (ação performática)

Local de concentração: Praça Correia de Lemos (em frente ao Teatro Castro Mendes)

Data: 01/09

Horário: 11h