Produções da Mostra Internacional de Cinema serão exibidas de hoje a 5ª em Valinhos

Oito títulos selecionados da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, realizada em novembro de 2015, integram o Circuito CPFL de Arte e Cultura, em circulação por quatro cidades do Interior de São Paulo, que chega a Valinhos, para duas sessões diárias, no Auditório Municipal, de hoje a 30 de junho. Desde abril, o Instituto CPFL tem levado ao interior do Estado alguns dos principais filmes da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que em 2015 contou com o patrocínio da CPFL Energia. A primeira cidade a receber a programação foi Franca, seguida por Marília, respectivamente em abril e maio. Após Valinhos, será a vez de Holambra exibir os filmes da Mostra, em julho.

“A CPFL Energia por vários anos patrocinou o festival de documentários É Tudo Verdade. Mas, no ano passado, a empresa resolveu diversificar e pela primeira vez patrocinou o Festival Internacional de Cinema de São Paulo, com os filmes apresentados simultaneamente na Capital e em Campinas”, explica o diretor-superintendente do Instituto CPFL, Mario Mazzilli. “Desde o início ficou acertado que um recorte da Mostra circularia pelo Interior do Estado. São alguns dos melhores filmes da produção mundial e que dificilmente chegam ao mercado. É uma rara oportunidade para o público conferir um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo, além das principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas”, aponta Mazzilli, frisando que apesar de serem filmes de arte, “não são herméticos e difíceis de assistir”.
Ele cita como exemplo, o documentário Os EUA vs. John Lennon, de David Leaf e John Scheinfeld, sobre a perseguição sofrida pelo músico por suas ideias pacifistas, Marina, de Stinjn Coninx, e duas produções do cineasta português Manoel de Oliveira, mestre do cinema que morreu em 2015, aos 106 anos, e um dos homenageados da Mostra: Sempre Bela e Singularidades de uma Rapariga Loura.
A Mostra
A Mostra Internacional de Cinema exibiu, no ano passado, 312 títulos de 62 países em seis seções: Competição Novos Diretores, com títulos de diretores que tenham realizado até dois longas; Perspectiva Internacional, um panorama do recente cinema mundial; Retrospectiva, seção com clássicos e títulos restaurados de importantes diretores; Homenagens, a diretores e/ou cinematografias e Apresentações Especiais, sessões em espaços alternativos ou de filmes que completam obra de diretores. Teve ainda a Mostra Brasil, de títulos brasileiros até então inéditos em São Paulo.
Agende-se
O quê: Mostra Internacional de Cinema – Circuito CPFL de Arte e Cultura
Onde: Auditório Municipal de Valinhos (Rua 21 de Dezembro, 66, Centro, Valinhos, fone: 19-3869-4049)
Quanto: Entrada franca, por ordem de chegada
Programação
Hoje
18h: Marina, de Stinjn Coninx
20h: Os EUA vs John Lennon, de David Leaf e John Scheinfeld
Amanhã
18h: Singularidades de Uma Rapariga Loura, de Manoel de Oliveira
20h: Bwakaw, de Jun Robles Lana
Quarta
18h: Tio Bonmee, de Apichatpong Weerasethakul
20h: Sempre Bela, de Manoel de Olveira
Quinta
18h: Irmãs Jamais, de Marco Bellocchio
20h: Run and Jump, de Steph Green

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *