Prefeitura lança plataforma online para projetos de cultura e esportes

Já está no ar a plataforma online que funciona como uma vitrine para projetos aprovados nas leis de incentivo de Cultura e Esporte: https://bancodeprojetosaprovados.campinas.sp.gov.br/. O prefeito Jonas Donizette participou do lançamento do portal, na tarde desta segunda, 23 de julho, na Sala Azul do Paço, que reuniu secretários municipais, a reitora em exercício da Unicamp, Tereza Atvars, produtores culturais, agentes esportivos, políticos, entre outros interessados nos segmentos.

 

“Trata-se de uma plataforma que está dentro do conceito do governo, ‘a força da inovação’ e irá unir projetos, empresários e captadores”, afirmou o titular da pasta da Cultura, Ney Carrasco, lembrando do recorte inovador da “microcaptação”, que consiste na participação do pequeno empresário no processo de aporte de recursos a projetos culturais e esportivos.

 

 

Os secretários Dario Saadi, de Esporte e Lazer; e André von Zuben, do Desenvolvimento  Social, Econômico e Turismo, salientaram a importância da atuação conjunta das pastas envolvidas para o êxito da iniciativa. Ao fomentar o estímulo para a realização de ações incentivadas na região, amplia-se o “acesso do público à cultura e ao esporte”, destacaram.

 

 

Para a reitora em exercício da Unicamp, Tereza Atvars, “projetos inteligentes como esse fazem parte de uma gestão pública moderna. Atrás de cada portal tem uma complexidade muito grande. E vamos integrar esforços”, garantiu.

 

 

Plataforma

O objetivo da plataforma – apresentada no lançamento pelo especialista cultural da Secretaria de Cultura, Rodrigo Nascimento – é facilitar a divulgação dos projetos e o contato entre proponentes, captadores e empresas, disponibilizando uma ferramenta de mensagens diretas entre as partes.

 

 

Ao cadastrarem seus projetos aprovados, os proponentes têm a oportunidade de divulgar entre os captadores de recursos e os empresários as ações que podem ser executadas na Região Metropolitana de Campinas (RMC). 

 

 

Ao apoiar um projeto por meio de renúncia fiscal, as empresas destinam parte do imposto devido diretamente para ações culturais e/ou esportivas locais. Assim, estimulam a cadeia produtiva local, proporcionam amplo acesso à cultura a ao esporte, impactando no desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. 

Além disso, a empresa aproxima a sua marca de seus clientes, por meio de responsabilidade social, obtendo um ganho para a sua imagem institucional.

 

 

Por meio do Banco de Projetos Aprovados, os captadores de recursos têm à sua disposição um portfólio diversificado, tendo a oportunidade de contatar diretamente cada proponente e mediar o processo de incentivo.

 

 

O portal é uma iniciativa da Prefeitura de Campinas, por meio das secretarias de Cultura; Desenvolvimento Social, Econômico e Turismo, e de Esportes e Lazer de Campinas.