Pais e filhos no Paço: Assistência prorroga as inscrições até dia 18

A Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos prorrogou até esta sexta-feira, dia 18 de maio, as inscrições para a atividade “Pais e filhos no Paço”, que faz parte da programação da Semana do Brincar – A paz em língua de brincar. A ação, voltada para os servidores que trabalham no Paço Municipal e será no dia 23 de maio.

 

Quem tiver interesse em participar deve se inscrever pelo endereço eletrônico https://formularios.campinas.sp.gov.br/index.php/489661?newtest=Y&lang=pt-BR . Serão duas turmas, uma no período da manhã, das 8h30 às 12h e a outra das 13h30 às 17h. Podem participar crianças e adolescentes com idade entre 3 e 17 anos.

 

Como parte da programação, além de conhecer o local onde os pais trabalham, os pequenos participarão de uma ciranda na Biblioteca Prof. Ernesto Manuel Zink, assistirão ao vídeo “Campinas Surpreendente” e farão cartazes com a temática “Prefeito por um dia: o que eu faria pela minha cidade”.

 

A mesma ação também será desenvolvida na semana do Brincar pela Cohab, Ceasa, Mário Gatti, Sanasa e Ima.

 

O evento está sendo organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, e tem o envolvimento integrado de outras pastas como Recursos Humanos, Esportes, Educação, Segurança Pública, Cultura, Habitação, Comunicação, além de órgãos da Administração Indireta e instituições e grupos da sociedade civil.

 

De acordo com os organizadores, o Paço foi escolhido por concentrar o maior número de servidores. No local trabalham cerca de 2 mil pessoas. “Esta é a primeira edição do evento e dependendo do resultado, podemos pensar em ampliar para outras unidades no próximo ano”, explicou a secretária da Pasta, Eliane Jocelaine Pereira.

 

Ainda de acordo com a secretária, a ideia é envolver pais e filhos em uma atividade fora da rotina. “Os filhos têm curiosidade em saber onde os pais trabalham, como é o local, o que fazem e parte da atividade vai contemplar esta curiosidade. Mas além disso, vai ser um momento de pais e filhos juntos e de brincadeiras, como a ciranda”, completou.

 

Semana do Brincar

 

A Semana do Brincar “A paz em língua de brincar”, que acontece em Campinas entre os dias 19 e 28 de maio com atividades em diversos pontos da cidade, tem como objetivo refletir e debater o brincar como linguagem de educação para a paz e sua importância no desenvolvimento da primeira infância. Ela dá continuidade às ações do Movimento #Campinas pela paz e tem o intuito de reconhecer o direito de brincar e seu papel na construção de uma cultura de paz, pelo resgate dos laços comunitários forjados no respeito e tolerância e fortalecimento dos vínculos. O projeto também objetiva criar “pontos de brincar” e “territórios do brincar” distribuídos pela cidade.

 

A Semana também terá a participação do Comitê Intersetorial do Plano “Primeira Infância Campineira” (PIC) que tem o objetivo de qualificar o atendimento de crianças de zero a seis anos de idade. O PIC passará a compor algumas das ações do programa, prestando subsídios técnicos.

 

Criado em 1996, na Suíça, o movimento pelo brincar teve a data de 28 de maio reconhecida pela Unesco, se espalhou pelo mundo e foi ampliado para Semana Mundial do Brincar, desde 2009. Sua proposta é incentivar eventos que resgatem a importância do brincar por meio de brincadeiras de rua e atividades em praças, parques, escolas, hospitais e associações.

 

A ONU, desde 2013, no Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança (CDC), garante que a criança tem o direito “ao descanso e ao lazer, a participar de atividades de jogo e recreação apropriadas à sua idade e a participar livremente da vida cultural e das artes”.

 

Serviço

Semana do Brincar – Pais e Filhos no Paço

Data: 23 de maio

Horário: 8h30 às 12h e 13h30 às 17h

Local: Paço Municipal

Inscrições: https://formularios.campinas.sp.gov.br/index.php/489661?newtest=Y&lang=pt-BR