Mostra Curta Audiovisual participa da II Mostra Jazz Campinas

Cinco curtas-metragens serão exibidos sob a temática musical do jazz

A Mostra Jazz Campinas ocorre de 26 de junho a 2 de julho em diversos espaços abertos e casas de show da cidade. Nesta segunda edição, o evento ocorre em parceria com outras iniciativas independentes já consolidadas com o projeto. É o caso da Mostra Curta Audiovisual que participará exibindo curtas-metragens sobre músicas, selecionados na última edição da Mostra.

A Mostra Curta Audiovisual, realizada por produtores culturais independentes em Campinas desde 2006, oferece uma programação com sessões de curtas-metragens, especiais, oficinas e palestras. Durante a II Mostra Jazz Campinas, o público terá a oportunidade de conferir 5 curtas-metragens do acervo da Mostra (filmes exibidos nas edições anteriores do evento), uma seleção especial pra quem curte uma boa música!

Para esta exibição com tema musical, especificamente o jazz, a Mostra propõe sair da sala de cinema para ocupar uma praça pública acolhedora em Barão Geraldo: a Praça do Coco.

A abertura será às 18h30 do domingo (26) com a exibição de Aqui Jazz (20’). O filme que acontece na década de 70 retrata o sucesso de uma banda de Jazz em São Paulo. A história se passa através das recordações do espírito do saxofonista da banda que não aceita sua morte e vive de recordações da época que fazia sucesso.

Em seguida, com duração de 5 minutos, o audiovisual Chá dará sequência a programação. A produção é livremente inspirada no livro “Alice no País das Maravilhas. Visiônica (7’) é o terceiro videoclipe e retrata  um homem que se desloca pela cidade deserta em busca de suas imagens mentais.

Música Operária (25’) e Insano Jazz (5′) finalizam a compilação especial de curtas-metragens. O primeiro é um documentário sobre a Corporação Musical Operária da Lapa – fundada em 1881 – que é constituída em sua maioria por trabalhadores operários. Além disso, é o grupo musical mais antigo em atividade na cidade de São Paulo. Já Insano Jazz (5’), é uma narrativa aleatória que pretende, de certa maneira, ilustrar a trilha sonora: um free jazz. A música tem lugar no primeiro plano, como uma personagem invisível que percorre num ritmo frenético toda a trajetória das imagens. É um percurso deslumbrante e sensorial. As sequências fazem alusão ao clima, cultura e imaginário cotidiano do Espírito Santo.

Para esta sessão com tema musical, especificamente o jazz, a proposta é sair da sala de cinema para ocupar uma praça pública acolhedora, a Praça do Coco. Serão apresentados curtas-metragens do acervo da Mostra (filmes exibidos em edições anteriores do evento), uma seleção especial para quem curte uma boa música!

Mostra audiovisual - CulturaRMC Mostra curta audiovisual - culturarmc

Sobre a Mostra Curta Audiovisual

Desde 2006, a Mostra Curta audiovisual realiza na cidade de Campinas – SP uma programação gratuita voltada à exibição de conteúdo e formação de público para filmes brasileiros no formato curta-metragem.

Após 10 anos consecutivos, a Mostra Curta Audiovisual revela-se um festival já consolidado, importante no circuito cultural da cidade. Em sua trajetória, foram exibidos filmes de todo o Brasil e do Mercosul, somando mais de 100 horas de projeção e aproximadamente 700 filmes de curta-metragem que foram apresentados em diversos espaços culturais da cidade de Campinas.

Em 2016 a mostra bateu o recorde com 365 filmes incritos na programação do evento, que irá ocorrer de 15 a 24 de setembro. A mostra surgiu com o propósito de reunir a classe cinematográfica através da criação de uma rede de exibição, que promove um local de fruição da sétima arte, ao mesmo tempo em que favorece bate-papos para conscientização dos contextos envolvidos nesta produção, visando trocas de experiências entre diferentes formas de pensar e fazer cinema.

No intuito de ampliar o encontro entre diferentes linguagens artísticas, oferece uma programação que inclui intercâmbios com outras artes, transformando e enriquecendo a experiência do espectador. Ao longo deste ano está realizando diversas ações e parcerias, uma delas é a participação na Mostra Jazz de Campinas. A articulação de uma rede artística e de eventos culturais atuantes no município fomenta a produção local, promove interação, cooperação e aprendizagem. A sinergia gerada fortalece as chances de sucesso e crescimento de iniciativas culturais independentes e sustentáveis.

 

Serviço

Data: 26 de junho, às 18h30

Valor: entrada gratuita

Local: Praça do Coco – Rua José Martins, 738 – Barão Geraldo/Campinas

Para outras informações e acesso a programação completa da Mostra Jazz Campinas entre no www.facebook.com/mostrajazzcampinas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *