Inova Campinas triplica público e anuncia edição para 2018

“Campinas tem uma vocação natural para a inovação e o empreendedorismo, porém ela tem que ser trabalhada, incentivada”, refletiu o prefeito Jonas Donizette no encerramento do 4º Inova Campinas, no início da noite desta quarta-feira, 25 de outubro. Antes da sessão final do evento, o prefeito visitou a área de exposições, com estandes de mais de 60 empresas.

 

Considerado o maior encontro do gênero do Interior, o Inova reuniu três mil pessoas durante todo o dia no Expo Dom Pedro, com a participação de 25 instituições de pesquisa, 30 startups e cinco parques tecnológicos. O 4º Inova Campinas teve 400 rodadas de negócios e 50 apresentações, ao lado de dez conferências com palestrantes nacionais e internacionais. A programação trouxe a Campinas as principais lideranças em inovação e tecnologia do País. Também foi espaço para as plenárias do Encontro Unicamp Ventures e a 6ª Conferência Campinas Startups.

 

Ao lado do reitor da Unicamp, Marcelo Knobel; do presidente da Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCI), José Eduardo Azarite; e do diretor-executivo da Agência Inova Unicamp, Newton Frateschi; e organizadores, o prefeito de Campinas participou da mesa que fechou o evento. A Prefeitura de Campinas, correlizadora da quarta edição do Inova, foi elogiada pela lei municipal que incentiva as startups, sobre a qual o prefeito Jonas Donizette afirmou que ainda poderá evoluir, ganhar melhorias.

 

“Campinas tem algo muito especial: tem pessoas com disposição de fazer algo especial. A Prefeitura está pronta para apoiar e desenvolver esse potencial que a cidade tem”, afirmou o prefeito. Para ele, a aproximação entre o Poder Público e a iniciativa privada é fundamental para alcançar as mudanças necessárias, principalmente em relação às questões do trabalho no futuro, que passam pelo incentivo ao empreendedorismo. Jonas também destacou a participação dos jovens, com “vontade de fazer a diferença”. “Estamos aqui trabalhando pensando no futuro”, afirmou.

 

A primeira edição do Inova foi em 2012, sendo realizada a cada dois anos, em 2014 e 2016. No ano passado, foram pouco mais de mil participantes. O sucesso da edição deste ano, com público de três mil pessoas, animou os organizadores a já anunciar o 5º Inova Campinas, que será em 2018.