Fundação abre inscrições para o II Mutirão de Ação Voluntária

A Fundação José Pedro de Oliveira, em parceria com o Programa Nacional do Voluntariado do ICMBio, está com inscrições abertas para o II Mutirão de Ação Voluntária da Arie (Área de Relevante Interesse Ecológico) Mata de Santa Genebra. Os interessados podem se inscrever preenchendo o formulário disponível na página da Fundação (www.fjposantagenebra.sp.gov.br).

 

As atividades de pesquisa e monitoramento da restauração ecológica acontecerão de 19 a 23 de fevereiro, das 8h às 16h, na Mata.

 

O Mutirão tem como objetivo envolver a comunidade na gestão da Mata. Os selecionados vão contribuir com a coleta de dados em campo dos projetos de restauração ecológica realizados na Arie.

 

“Em janeiro tivemos a primeira edição do Mutirão e foi um sucesso. As pessoas que participaram demonstraram grande interesso e compromisso com os grupos e com as atividades. E a ideia é justamente esta, que as pessoas venham participar conosco dos projetos que são desenvolvidos aqui e divulguem essas ações”, disse o presidente da Fundação, Sinval Dorigon.

 

Mais informações sobre as ações desenvolvidas pela Fundação José Pedro de Oliveira podem ser obtidas no site www.fjposantagenebra.sp.gov.br/ ou pelo e-mail contato.fundacao@fjposantagenebra.sp.gov.br . A Fundação fica na Rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão Geraldo.

 

I Mutirão

 

O 1º Mutirão de Ação Voluntária aconteceu de 22 a 28 de janeiro e contou com oito participantes. No primeiro dia, os voluntários participaram de uma atividade de integração e conheceram a riqueza da Mata e os projetos desenvolvidos na área.

 

Nos demais dias, os participantes foram divididos em grupos. O primeiro se dedicou às atividades de uso público, contribuindo na recepção de grupos, nas visitas monitoradas abertas a comunidade e no Ecoférias na Mata. O grupo também participou de uma ação de coleta de lixo no entrono da Unidade de Conservação, que busca sensibilizar a comunidade para a necessidade de gerir os resíduos de forma adequada. Ao final das atividades, os participantes elaboraram um vídeo que está sendo utilizado para as ações educativas na Mata. O vídeo está disponível no endereço https://youtu.be/Pebaiofk-dQ .

 

O segundo grupo contribuiu com a colta de dados do monitoramento da restauração ecológica que tem sido realizada pela Fundação em áreas de borda da Mata há m ais de 15 anos. A ação irá contribuir para a definição de um protocolo de monitoramento de projetos de recuperação de fragmentos florestais. Este material poderá ser utilizado não apenas na própria Mata, como em fragmentos florestais em situação semelhante.

 

II Mutirão de Ação Voluntária – monitoramento da restauração ecológica

Inscrições e informações: site da Fundação José Pedro de Oliveira- www.fjposantagenebra.sp.gov.br)

Data das atividades: 19 a 23 de fevereiro

Horário: das 8h às 16h

Local: Fundação José Pedro de Oliveira

Rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão Geraldo.