Exibições gratuitas da 2ª Mostra de Cinema Italiano seguem até o dia 29

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, a primeira-dama, Sandra Ciocci, e o vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira, abriram na noite de sexta-feira, 20 de abril, a 2ª Mostra de Cinema Italiano em Campinas. A exibição do filme “Paro Quando Quiser 2”, deu início ao ciclo da mostra, em três salas do complexo de cinemas do Iguatemi Campinas, com a presença dos diretores e cineastas italianos Francesco Siciliano e Mimmo Calopresti.

 

 

“Campinas é uma cidade muito especial que recebe missões internacionais de vários países, dentre elas a italiana que se destaca pelo trabalho, pelo jeito de ser e pelas relações humanas. Para a 2ª Mostra de Cinema Italiano estamos recebendo os cineastas italianos. Temos muito a agradecer a eles e a toda a comunidade italiana. Convido a todos e a população da nossa cidade a prestigiar a segunda mostra que deve repetir o mesmo grande sucesso que foi a primeira”, disse o prefeito.

 

 

A 2ª Mostra de Cinema Italiano em Campinas é uma ação do Campinas em Movimento – 50 dias de Entregas. O evento continua até o dia 29 de abril com a exibição gratuita de filmes à população de Campinas e região. São 18 filmes, sendo 15 mais recentes e três longas do cineasta Bernardo Bertolucci – “O Conformista”, “1900” e “Assédio”. As sessões serão todas gratuitas no Cinema Top Cineplex, que fica no Shopping do Parque Prado, e também no Teatro Castro Mendes.

 

 

Este ano a mostra vai homenagear o cineasta Bernardo Bertolucci, um dos grandes nomes do cinema italiano do século 20, autor de obras como o “Último Tango em Paris” e “O Último Imperador”

 

 

“Arte e cultura são dois pilares importantes que fazem o DNA da Iguatemi. Para nós, é uma honra poder apoiar a Prefeitura Municipal nesta iniciativa, que exibirá gratuitamente o que há de melhor no novo cinema italiano e ainda fará uma homenagem ao grande cineasta Bernardo Bertolucci”, afirmou o presidente de Operações da rede Iguatemi, Charles Krell.

 

O secretário municipal de Cultura, Ney Carrasco, agradeceu o apoio do Iguatemi Campinas ao evento. Ele também destacou a parceria da Prefeitura com a iniciativa privada, neste caso, com o investimento do shopping em arte e cultura.

 

O secretário também destacou a realização de debates em universidades com os diretores Mimmo Calopresti, de “A Fábrica dos Alemães”, e Francesco Siciliano, de “Estado Civil” e “O Amor é o mesmo para Todos”. Estes filmes estão na programação que pode ser conferida no link: https://cinemaitaliano.campinas.sp.gov.br/.

 

A 2ª Mostra de Cinema Italiano é promovida pela Prefeitura de Campinas, por intermédio das Secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo. A Prefeitura tem como parceiro na mostra o Instituto Luce Cinecittà (vinculado ao Ministério de Patrimônio e da Atividade Cultural e do Turismo da República Italiana); a colaboração do Vivi Brasil e apoio do Shopping Iguatemi Campinas.