Evento na Ceasa Campinas certifica 72 doadores do Banco de Alimentos

Com a participação do prefeito Jonas Donizette, o Banco de Alimentos de Campinas entregou na manhã desta quarta-feira, 31 de janeiro, o Certificado Doador Solidário a 72 empresas, instituições e pessoas físicas que doaram produtos para serem distribuídos às entidades cadastradas. O certificado – que foi criado pelo Banco, em parceria com a Ceasa Campinas e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar – visa destacar e valorizar a ação dos parceiros. Cerca de 150 pessoas participaram do evento, realizado no auditório da Ceasa Campinas.

 

Em seu discurso, Jonas destacou a importância do trabalho do Banco e do reconhecimento aos doadores. “Esse certificado tem dois propósitos: primeiro, dizer ‘muito obrigado’ e, segundo, incentivar outras empresas e pessoas a fazerem mais. Campinas tem muito potencial (para a doação de alimentos)”, disse Jonas. “A gente pode fazer dessa cidade uma cidade cada vez melhor. Vamos continuar esse trabalho para que a gente possa ajudar cada vez mais o Banco de Alimentos”, concluiu. 

 

Os ex-atletas do vôlei Maurício Lima e André Heller – que representaram o Vôlei Renata, um dos parceiros do Banco de Alimentos – também marcaram presença no evento. Heller fez um discurso que chegou a emocionar a plateia. “Em tempos de radicalismo, de extremos, de crise, sobretudo crise de valores, e em tempos em que ser diferente, ou até mesmo pensar diferente, serve de gatilho para a intolerância, receber um certificado como doador solidário nos faz revisitar alguns temas importantes e essenciais da nossa vida. Solidariedade, generosidade, ajuda ao próximo são temas muito relevantes”, disse. E completou: “O ‘muito obrigado’ não serve mais para agradecer o Banco de Alimentos. Deveriam inventar uma palavra mais grandiosa. Vocês constroem as pontes que nos conectam com a nossa humanidade e nos possibilitam ajudar as pessoas que verdadeiramente necessitam”.

 

O diretor presidente da Ceasa Campinas, Wander Villalba, agradeceu a presença de todos e destacou a relevância do Banco de Alimentos de Campinas no Estado e no Brasil, servindo de modelo para a criação de outros bancos. Também lembrou a parceria da Ceasa com a IBM mundial, no ano passado, que resultou num plano estratégico de aperfeiçoamento do Banco de Alimentos com algumas propostas, entre elas a criação do certificado aos doadores. “Conseguimos aumentar a arrecadação do Banco em 30% num ano de crise (2017) e ajudar muito mais pessoas que precisaram do banco. O prefeito não mede esforços para que esses programas sociais tenham cada vez mais visibilidade dentro do município de Campinas”, disse Villalba.

 

 

 

Mesa e presença

 

Além de Jonas e Villalba, participaram da Mesa do evento a secretária municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar, Eliane Jocelaine Pereira; o vereador Permínio Monteiro da Silva – que representou o presidente da Câmara Municipal, Rafa Zimbaldi -, e o empresário e presidente do Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), João Benassi. 

 

O gerente do Banco de Alimentos, Osvaldo Vancini, e a nutricionista Bruna de Angelis fizeram a entrega dos certificados. O prefeito participou do início da cerimônia, entregando os três primeiros documentos. 

 

Também estiveram presentes os secretários municipais Dário Saadi (Esportes e Lazer) e André Von Zuben (Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo), além do superintendente regional da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Nestor Amâncio Alves Júnior; da procuradora do Ministério Público do Trabalho, Ana Lúcia Ribas Saccani Casarotto; do diretor da Emdec, Guilherme Damasceno, e do tenente-coronel José Ricardo Trevisan Arantes, do 8º Batalhão da Polícia Militar do Interior. Todos esses receberam os certificados de doadores solidários pela parceria das instituições na arrecadação de alimentos para o Banco. Outros vereadores também estiveram presentes.

 

 

 

Cartilha

 

O Banco e a Ceasa também lançaram, durante o evento, a cartilha “Como Doar Alimentos”, com informações objetivas sobre a forma correta de fazer doações, os procedimentos que devem ser seguidos e o que deve ser evitado na hora de dar a sua contribuição. A cartilha será distribuída gratuitamente a empresas, pessoas físicas e entidades de Campinas e região.

 

O Banco Municipal de Alimentos funciona numa área dentro da Ceasa Campinas e é resultado de convênio com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar. Fundado em 2003, o Banco arrecada produtos fora da Ceasa, em eventos esportivos e culturais, em supermercados, empresas e por meio de parcerias. O Banco atende hoje a 120 entidades cadastradas e cerca de 27 mil pessoas.