Encontro na ONU debate municipalismo e sustentabilidade

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, se reúne nesta quinta-feira, 12 de julho, com a vice-secretária-geral da ONU, Amina J. Mohammed, em Nova York (EUA).“O encontro é muito importante porque abre as portas de relações internacionais para Campinas e região”, disse o prefeito lembrando que, em 2013, a ONU declarou Campinas como uma cidade campeã em resiliência. O prefeito, que também é presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), vai falar ainda sobre a edição de 2019 do 5º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), maior evento sobre sustentabilidade urbana do país. 

 

De acordo com Jonas Donizette, para o ano que vem, as contribuições da ONU são ainda mais relevantes para o Encontro, já que o tema serão os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), ferramenta de planejamento estratégico para o alcance das metas da Agenda 2030. “É preciso perseguir as metas dos ODS e buscar possibilidades para financiar essas políticas públicas nas cidades, melhorando a vida das pessoas”, destacou.

 

Além do presidente da FNP, a comitiva para a agenda é composta pelos prefeitos de Aracaju/SE, Edvaldo Nogueira, vice-presidente de Relações com Fóruns e Redes, de Caruaru/PE, Raquel Lyra, vice-presidente de Crianças e Adolescentes; de Niterói, Rodrigo Neves, vice-presidente de Parcerias Estratégicas; de Pelotas/RS, Paula Mascarenhas, vice-presidente de Mulheres; e de Teresina/PI, Firmino Filho, vice-presidente Estadual (PI).

 

Amina J. Mohammed

 

Ex-ministra do Meio Ambiente da Nigéria, Amina Mohammed foi conselheira especial sobre o planejamento de desenvolvimento pós-2015 do ex-líder das Nações Unidas, Ban Ki-moon. Participou ativamente da criação da Agenda 2030.

 

É professora na Universidade de Columbia, em Nova York, na área de desenvolvimento e participa de diversos painéis e conselhos consultivos internacionais sobre a questão.