Emdec promove visitas às obras de implantação dos corredores do BRT

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promove visitas monitoradas às obras de implantação dos três corredores BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – no município. O objetivo é de dar transparência e visibilidade aos trabalhos que já foram executados. As visitas também integram as ações dentro da programação da Semana Municipal do Trânsito 2018.

 

 

 

“O BRT é a principal obra na área de Mobilidade Urbana que o município recebe nos últimos 40 anos. Nossas obras estão de vento em popa; seguindo, rigorosamente, o cronograma estabelecido. Vamos mostrar aos nossos convidados todas as ações que já foram realizadas”, afirma o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

 

 

 

Neste primeiro momento foram definidos três dias de visita às obras do BRT. No dia 26 de setembro, próxima quarta-feira, grupo de funcionários da área administrativa da Emdec irá conhecer os principais locais com obras. No dia 27 de setembro, quinta-feira, é a vez de secretários municipais e membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT). E no dia 28 de setembro, sexta-feira, vereadores e imprensa. O prefeito Jonas Donizette também participa da visita que ocorre na sexta.

 

 

 

“Essas serão as primeiras, de uma série de visitas monitoradas, que pretendemos fazer. Estamos iniciando esse projeto; faremos uma avaliação dos resultados; ajustes, se forem necessários; e ampliaremos para mais grupos”, revela Barreiro.

 

 

 

O ponto de encontro para a visita é a sede da Emdec (Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial).  A recepção está prevista para a partir das 8h30, na Sala de Treinamento. Os convidados assistem uma apresentação sobre o projeto do BRT e o atual estágio de andamento dos trabalhos.

 

 

 

Após a apresentação ocorre o embarque em ônibus coletivo disponibilizado pela Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc). A visita ocorre em trechos com obras dos corredores Campo Grande, Perimetral e Ouro Verde. Haverá paradas pontuais. A duração será em torno de 2h, com retorno previsto para a sede da Emdec por volta das 11h.

 

 

 

As visitas monitoradas às obras do BRT serão feitas mediante agendamento. Os convidados recebem e-mail e devem confirmar a presença. Futuramente, outras visitas serão realizadas. “Essa é uma boa oportunidade de conhecer esse grandioso projeto, que irá transformar o transporte público e o sistema viário em dois dos principais corredores de nosso município. Vamos entregar os três corredores, em pleno funcionamento, dentro do prazo estabelecido, em meados de 2020”, afirma o secretário de Transportes.

 

 

 

BRT

 

O BRT campineiro contempla estações de transferência e infraestrutura adequada; veículos articulados ou biarticulados; corredores exclusivos com espaços para ultrapassagens; embarque e desembarque pela esquerda (junto ao canteiro central das avenidas); embarque em nível; e pagamento desembarcado. O sistema será mais seguro, rápido, eficiente e confiável.

 

 

 

O BRT Campo Grande terá 17,9 km de extensão, saindo da região central, ao lado do Terminal Mercado, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT, Avenida John Boyd Dunlop, passando pelo Terminal Campo Grande e chegando ao Terminal Itajaí. Serão construídas 12 obras de arte (pontes e viadutos).

 

 

 

O BRT Ouro Verde terá 14,6 km de extensão, saindo da região central, do Terminal Central, seguindo pelas avenidas João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, passando pelo Terminal Ouro Verde, Camucim até o Terminal Vida Nova. Nesse trajeto serão construídas quatro obras de arte (pontes e viadutos).

 

 

 

Entre os dois corredores haverá um corredor perimetral, chamado de BRT Perimetral, com 4,1 km de extensão, ligando a Vila Aurocan até o Campos Elíseos, seguindo pelo leito desativado do VLT.

 

 

 

Os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – tem custo total de R$ 451,5 milhões. Serão 36,6 km de corredores, com tempo total de obras de três anos, com entrega em meados de 2020.