Emdec promove ações educativas na Semana Municipal do Trânsito

Entre os dias 18 e 28 de setembro, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza a edição 2018 da Semana Municipal do Trânsito. Neste ano, as atividades de educação e conscientização estarão focadas na Campanha VIVA, que enfatiza o uso das faixas de pedestres. 

 

 

 

Lançada em junho, a VIVA tem o propósito de reduzir em no mínimo 15% as mortes por acidentes de trânsito no município. A campanha divulga orientações sobre a importância de comportamentos seguros no trânsito e dissemina o respeito entre pedestres, passageiros, ciclistas, motociclistas e motoristas. 

 

 

 

“Todo o trabalho desenvolvido pela Emdec, desde a conscientização até os projetos de engenharia de tráfego e melhoria da sinalização viária, têm como meta a preservação de vidas. As ações programadas para a Semutran estão alinhadas a esse propósito, educando pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas para que contribuam para um trânsito mais seguro”, enfatiza o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

 

 

 

A Semutran foi aberta na tarde desta terça-feira, 18 de setembro, com uma apresentação da Campanha VIVA no Projeto P.A.R.T.Y. – Prevent Alcohol and Risk Related Trauma in Youth (Prevenção do Risco de Trauma Relacionado ao uso de Álcool na Juventude), no Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Jovens do Ensino Médio assistem a palestras educativas, visitam UTIs e enfermarias e interagem com pacientes vítimas de acidentes, visando a conscientização. 

 

 

 

Uma das principais atividades da Semutran 2018 será a Faixa Musical, atividade de realidade virtual em que os pedestres ouvem notas musicais ao pisarem na faixa de travessia. Entre os dias 19 a 21 e 24 a 28 de setembro, pedestres e condutores serão abordados e orientados sobre como prevenir atropelamentos. Diversos pontos da cidade recebem a ação, que celebra as escolhas seguras no trânsito. 

 

 

 

Integra a programação da Semutran o 1º Moto Passeio Noturno de Campinas, no dia 21, com concentração no Espaço Warrior, na Avenida Barão de Itapura; e dispersão em frente ao Hospital Cândido Ferreira, no distrito de Sousas. Organizado pela Emdec e parceiros, o evento visa mobilizar e conscientizar os motociclistas sobre segurança e respeito no trânsito. 

 

 

 

No dia 22, ocorre a Jornada Internacional “Na cidade sem meu carro”, que terá ações educativas da Campanha VIVA e a Faixa Musical. Ainda durante a jornada, uma vaga de estacionamento do Centro de Convivência “Carlos Gomes” recebe uma intervenção artística e cultural, baseada na famosa faixa de pedestres imortalizada na capa do álbum “Abbey Road” (1969), dos Beatles. 

 

 

 

Ainda no dia 22, agentes da Mobilidade Urbana e educadores da Emdec atuam no 5º Festival Gastronômico da Primavera, no distrito de Sousas, interagindo com o público através de uma atividade de realidade virtual que simula a condição visual de pessoas embriagadas, em diferentes dosagens alcoólicas. O intuito é conscientizar sobre os perigos da combinação de álcool e direção. Para o público infantil, serão oferecidos jogos pedagógicos de educação para o trânsito. 

 

 

 

Já no dia 23, a Semutran estará direcionada para a conscientização de ciclistas. Durante 1º Encontro de Ciclistas de Campinas e Região, que acontece no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, educadores da Emdec distribuem material informativo e interagem com o público, com mini circuito de trânsito, jogos pedagógicos para crianças e ação que conscientiza sobre os riscos de beber e dirigir. 

 

 

 

A Semutran ocorre anualmente e foi criada pela Lei Municipal nº 11.387, de 16 de outubro de 2002, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre os objetivos estão a melhoria das condições do trânsito em Campinas, através de ações educativas e a conscientização da comunidade sobre os problemas do tráfego e sua responsabilidade para a melhoria da segurança do sistema. 

 

 

 

As atividades são organizadas pela Emdec, em parceria com diversos órgãos da Administração municipal e empresas privadas engajadas na promoção de uma circulação mais segura. 

 

 

 

VIVA

 

Nesta edição, a Semutran abre as ações educativas da Campanha VIVA, que estava na fase de divulgação em mídias e redes sociais. Nos meses de outubro e novembro, as atividades alusivas ao uso da faixa de pedestres serão intensificadas e ocorrerão periodicamente, nas proximidades de escolas e universidades. A comunidade receberá material educativo, com o objetivo de formar multiplicadores da campanha. 

 

 

 

Um dos símbolos da VIVA, o gesto do braço estendido, será disseminado durante as abordagens. Os pedestres serão orientados a utilizar o gesto, que sinaliza a intenção em atravessar nas faixas sem semáforos e o respeito à sinalização nas faixas semaforizadas. 

 

 

 

Confira a programação completa da Semutran 2018 no site da Emdec (www.emdec.com.br)