Emdec prepara operação especial para o fim do Horário de Verão

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) prepara uma operação especial para o fim do Horário de Verão. A partir da zero hora do próximo domingo, dia 18 de fevereiro, os relógios devem ser atrasados em uma hora.

 

Essa alteração do horário provoca a necessidade de atualização da rede semafórica do município e, também, dos validadores do Sistema de Bilhetagem Eletrônica do transporte público coletivo municipal. O trabalho garante que a rede semafórica funcione adequadamente e que o uso do cartão do Bilhete Único (BU) não seja prejudicado.

 

Na manhã do domingo, equipes de técnicos semafóricos da Emdec irão ajustar os relógios de todos os 541 cruzamentos com semáforos da cidade. O trabalho será realizado em duas etapas. Em tempo real, os relógios dos controladores de 363 cruzamentos semaforizados que estão interligados com a Central de Monitoramento de Operações da Emdec serão ajustados remotamente.

 

Já o ajuste dos semáforos que não estão interligados à rede deverá ser feito nos locais. Equipes da Emdec irão percorrer 178 cruzamentos para realizar a atualização do horário.

 

O trabalho é de fundamental importância porque a operação dos semáforos sofre variações ao longo do dia, de acordo com o volume de veículos em cada período, nos picos da manhã, do meio do dia, da tarde e em entrepicos.

 

Transporte coletivo

 

Como o horário registrado nos validadores dos veículos do sistema de transporte público é essencial para que o cartão do BU funcione adequadamente, os equipamentos dos veículos também serão ajustados. Mas a operação não provocará alterações significativas na operação do transporte coletivo municipal, porque o relógio dos validadores será atualizado somente depois da recolha dos veículos para a garagem, na noite de sábado.

 

A única alteração é na frota do Serviço Corujão, que entrará em operação a partir da zero hora do novo horário, já com os validadores atualizados.

 

Radares

 

Os equipamentos de fiscalização eletrônica também terão os relógios ajustados. A ação é realizada automaticamente, pela empresa prestadora do serviço.