Emdec faz operação especial para desfiles de blocos carnavalescos

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realizará operação especial para o Carnaval 2018. Durante os dias de desfiles dos blocos carnavalescos, a Emdec faz as intervenções necessárias para garantir a segurança e fluidez no trânsito; além de ações pontuais no transporte público coletivo municipal.

 

As ações operacionais da Emdec ocorrem na área central, nos bairros e distritos do município onde haverá desfiles. No trânsito, agentes da Mobilidade Urbana irão efetuar bloqueios e implantar os desvios necessários para a realização dos eventos; e auxiliar motoristas e pedestres, a fim de garantir a segurança nas vias. Equipe semafórica atua na reprogramação dos equipamentos, para garantir a fluidez do tráfego.

 

Os agentes da Emdec também irão acompanhar a operação do transporte púbico, apoiando os usuários no embarque e desembarque; e orientando motoristas sobre novos itinerários e alterações durante a realização de um evento.

 

As ações operacionais da Emdec já começam no próximo fim de semana (2, 3 e 4 de fevereiro), com o início dos primeiros desfiles de blocos carnavalescos. Durante o Carnaval (9, 10, 11, 12 e 13 de fevereiro), os trabalhos prosseguem.

 

Primeiros eventos

 

Para o fim de semana (2, 3 e 4 de fevereiro), a Emdec irá prestar apoio operacional para a realização de nove eventos. Na sexta-feira, dia 2, ocorre a realização do “Cordão do Félix”, na Praça Carlos Gomes. As ações operacionais da Emdec serão no período das 17h30 até as 22h.

 

Para o sábado, dia 3 de fevereiro, estão previstos cinco eventos: “Carnafro” (Largo do Rosário; 9h até 18h); “Balaio das Águas” (Vila Padre Manoel de Nóbrega; 12h às 19h30); “City Banda” (Taquaral; 12h às 20h); “Bloco Unidos do Candinho” (Sousas; 13h às 18h); e “Vai Tomar no Cooler” (Vila Industrial; 14h às 20h).

 

 

Já no domingo, dia 4, são mais três eventos: “Nem Sangue, Nem Areia” (Vila Industrial / Centro; 13h às 19h); “Sacode Interior” (Estação Cultura; 14h às 22h); e “Bloco do Bob’ (Cambuí; 16h às 20h).

 

A Emdec indica aos motoristas que evitem a circulação pelas regiões dos desfiles durante o período programado para o evento.

 

City Banda

 

No sábado, 3 de fevereiro, a Emdec presta apoio operacional para o desfile da “City Banda”, com expectativa da participação de cerca de 40 mil pessoas. A concentração será na Praça Arautos da Paz, ao lado da Lagoa do Taquaral.

 

O desfile tem saída pela Rua Vital Brasil, depois Avenida Dr. Heitor Penteado até a altura da Avenida Barão de Itapura; retorno pela Heitor Penteado, com desfecho novamente na Rua Vital Brasil.

 

As ações operacionais da Emdec começam às 12h. Serão 22 agentes da Mobilidade Urbana envolvidos diretamente com o desfile.

 

Os bloqueios no trânsito serão provisórios, sendo liberados conforme a passagem do bloco. Somente haverá bloqueio permanente na pista interna da Rua Vital Brasil, ao lado da Arautos da Paz, no trecho entre as duas rotatórias (vias Maurílio Augusto Villas Boas e Alfredo Maia Bonato / Balão do Amarelinho).

 

Para atender ao evento, o transporte público coletivo municipal terá quatro linhas especiais, todas com saída do Terminal Central e destino até a Praça Arautos da Paz. São elas: 901 – Terminal Central / Praça Arautos da Paz (saídas: 11h30; 12h30; e 13h30); 902 – Terminal Central / Praça Arautos da Paz (saídas: 11h45; 12h45; e 13h45); 903 – Terminal Central / Praça Arautos da Paz (saídas: 12h; 13h; e 14h); e linha 904 – Terminal Central / Praça Arautos da Paz (saídas: 12h15; 13h15; e 14h15).

 

A partir das 16h, 10 ônibus reservas ficarão de prontidão na Rua Alfredo Maia Bonato, ao lado da Praça Arautos da Paz, para operação de retorno dos foliões ao Terminal Central. Os veículos serão utilizados de acordo com a demanda, até o final do evento.