Emdec faz operação especial para a 8ª Meia Maratona Pague Menos

 

 

 

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) montou um esquema operacional especial de trânsito e transporte para apoiar a 8ª Meia Maratona Pague Menos. O evento será realizado no domingo, dia 10 de junho, com largada e chegada no Largo do Rosário, no Centro.

 

 

A expectativa da organização é da participação de 2,5 mil atletas. Estão previstas provas de 10 km e 21 km (meia maratona). A largada ocorre às 7h. A previsão de término do evento é por volta das 10h.

 

 

O percurso da meia maratona abrange as vias Francisco Glicério, Aquidaban (sentido Bosque), General Marcondes Salgado, Princesa D’Oeste (sentido bairro), Ayrton Senna da Silva, novamente Princesa D’Oeste, retorno no balão da Dr. Antônio Carlos de Salles Júnior, Princesa D’Oeste (sentido Centro), Conde D’Eu, Imperatriz Dona Tereza Cristina, novamente Conde D’Eu, Princesa D’Oeste (sentido Centro), José de Souza Campos (Norte-Sul), Júlio Prestes, Vital Brasil, uma volta no entorno da Lagoa do Taquaral e da Praça Arautos da Paz, retorno pela Júlio Prestes, Norte-Sul, marginal da Dr. Moraes Salles (no contrafluxo, após o Viaduto São Paulo), Coronel Quirino, Aquidaban e Francisco Glicério (contrafluxo) até o Largo do Rosário.

 

 

A prova de 10 km tem o mesmo percurso inicial, porém o retorno ocorre antes, no cruzamento da Norte-Sul com a Barreto Leme.

 

 

Trânsito

 

 

As ações operacionais da Emdec começam na madrugada do domingo, com a reserva de vagas na faixa da esquerda da Avenida Francisco Glicério, entre as vias Campos Sales e Conceição. Também reserva de vagas na Rua Vital Brasil, na faixa esquerda, entre as avenidas Júlio Prestes e Heitor Penteado.

 

 

A partir das 3h30 será bloqueada a Avenida Francisco Glicério, no trecho entre as ruas General Osório e Conceição. Também ocorre bloqueio da Avenida Dr. Campos Sales, entre as vias José Paulino e Francisco Glicério. A Rua General ficará livre para o desvio de ônibus e demais veículos.

 

 

A partir das 5h começa a distribuição de cones pelo percurso da corrida. E às 6h30 os bloqueios viários, com orientação aos munícipes e motoristas.

 

 

O trecho da Avenida Francisco Glicério, entre as avenidas Moraes Salles e Aquidaban, após a passagem do último corredor da prova de 10 km, será compartilhado, destinando metade da pista para retorno dos corredores e metade para veículos.

 

 

O trecho da Avenida Norte-Sul, entre as ruas Thomaz Alva Edson e Carlos Francheu, também será compartilhado, com uma faixa da via para acesso de veículos à igreja Menino Jesus de Praga.

 

 

O percurso da prova, desde o Largo do Rosário até o cruzamento da Norte-Sul x Gustavo Armbrust, causará bloqueios temporários ao tráfego de veículos.

 

 

No total, a Emdec fará a operacionalização de 64 cruzamentos viários.

 

 

Transporte

 

 

A operação da Emdec para a 8ª Meia Maratona Pague Menos também atinge o transporte público coletivo. No total, 26 pontos de parada serão operacionalizados. Alguns ficarão inativos durante a prova. Os agentes da Mobilidade Urbana darão as orientações necessárias aos usuários.

 

 

Linhas do transporte coletivo municipal serão impactadas pela prova. Ao todo, serão 49 linhas. São elas: 118; 125; 171; 173; 211; 230; 249; 253; 265; 271; 338; 341; 342; 344; 345; 346; 348; 349; 352; 353; 355; 357; 359; 360; 360.1; 362; 363; 364; 366; 367; 368; 369; 377; 378; 380; 381; 382; 383; 385; 386; 391; 392; 395; 396; 397; 403; 408; 499; e 502.

 

 

Também ocorre impacto em linhas intermunicipais que atendem Valinhos e as linhas 674; 677; 683; e 725.

 

 

Ciclofaixa de lazer

 

 

Por conta do evento, a ciclofaixa de lazer Taquaral / Norte-Sul irá operar com percurso reduzido no domingo, dia 10 de junho. Estará liberado aos ciclistas o trajeto no entorno da Lagoa do Taquaral e da Praça Arautos da Paz. A operação da ciclofaixa de lazer será no período das 7h até as 12h.

 

 

Já a ciclovia Norte-Sul, localizada no canteiro central da Avenida José de Souza Campos, entre as ruas Gustavo Armbrust e Oriente, estará aberta aos ciclistas sem restrições.

 

 

Informações gerais

 

 

Os táxis que atendem no Largo do Pará terão o ponto temporariamente alterado para a Avenida Aquidaban, posterior à Avenida Francisco Glicério.

 

 

A principal rota de desvio por conta da interdição na Francisco Glicério é composta pelas vias Barão de Jaguara, Benjamin Constant, Senador Saraiva, Costa Aguiar, Praça Marechal Floriano e Prefeito José Nicolau Ludgero Maselli.

 

 

A principal rota de desvio por conta do bloqueio na Aquidaban e na Princesa D’Oeste é composta pela Francisco Glicério, Proença, Thomaz Ortale, Joaquim de Paula Sousa, Allan Kardec, Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, Praça Agenor Oliveira, Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, Almirante Barroso, Dr. Arlindo Joaquim de Lemos, Dona Alayde Nascimento de Lemos, Guarani e Moraes Salles.

 

 

O esquema operacional da Emdec envolve mais de 70 agentes da Mobilidade Urbana, equipes semafóricas e da Divisão de Controle Operacional.