Eclipse da lua: Observatório abre as portas hoje apenas para inscritos

Dois eventos celestes movimentam o Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini nesta sexta-feira, 27 de julho: o eclipse da Lua e a oposição do planeta Marte. A entrada é aberta somente àqueles que fizeram sua inscrição no portalcultura.campinas.sp.gov.br/editais, encerrada no último dia 25. 

 

 

Durante o eclipse, a noite ficará mais escura o que possibilita a visualização de outros astros, como é o caso de Marte.  A cada 26 meses a Terra passa entre Marte e o Sol. Isto é chamado de oposição, favorável para a observação pelo telescópio. O eclipse poderá ser visto a olho nu.

 

 

Para a visitação, a equipe do local lembra que a entrada do público no Observatório poderá ser feita até as 20h30. O inscrito deverá apresentar um documento de identificação. Recomenda-se, ainda, levar  agasalho, já que o local é serrano e frio, e lanche, em razão do espaço não contar com praça de alimentação.

 

 

Serviço  

“Eclipse da Lua e Oposição de Marte” 

Onde: Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini (Estrada do Capricórnio, Monte Urânia, s/nº, Pico das Cabras, distrito de Joaquim Egídio).  

Quando: 27 de julho, das 17h às 23h. 

Ingressos: R$ 10,00 (inteira) / R$ 5,00 (estudante com carteira). Pagamento em dinheiro. Não serão aceitos cartões ou cheque. A bilheteria permanecerá aberta das 17h às 20h30 para receber os inscritos. 

Estacionamento gratuito com 120 vagas.  

Mais informações pelo e-mail observatorio.municipal@campinas.sp.gov.br