Dia do Imigrante Chinês será comemorado domingo na Estação Cultura

Campinas comemora no próximo domingo, 19 de agosto, o Dia do Imigrante Chinês com evento aberto ao público na Estação Cultura. A festa será realizada das 12h às 15h30 e contará com apresentações artísticas, exposição cultural e comidas típicas.

 

 

 

O Dia do Imigrante Chinês foi instituído em Campinas pela lei municipal nº 15.643, de 3 de julho de 2018, sancionada e promulgada pelo prefeito Jonas Donizette. Pela lei, de autoria do vereador Marcos Bernadelli, a data será comemorada anualmente em 15 de agosto e passa a constar no calendário oficial de datas e eventos do município. A lei é um reconhecimento da contribuição da comunidade chinesa para o município de Campinas. Essa presença é visível em diversas áreas, como cultura, comércio e educação.

 

 

 

O diretor de Cooperação Internacional, Tak Chung Wu, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, destaca a importância da comemoração. “Campinas tem uma relação muito grande com o povo chinês. Temos uma comunidade com mais de 800 chineses e descendentes, empresas da China instaladas aqui e duas cidades-irmãs (Fuzhou e Dongguan). Será uma festa da cultura chinesa e toda a população será bem-vinda”, convida o diretor.

 

 

 

A abertura oficial da festa está marcada para as 12h. Em seguida terá início uma série de atrações tradicionais da China, como danças, apresentações musicais e artes marciais. Além de barracas de comidas típicas, o espaço terá também uma exposição cultural. A entrada será com a doação de 1 quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão encaminhados ao Banco Municipal de Alimentos.

 

 

 

 

Realizado pela Associação Aliança Brasil-China de Campinas e RMC, o evento conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, por intermédio do departamento de Cooperação Internacional.

 

 

 

 

Imigrantes

 

 

O dia 15 de agosto comemora a chegada oficial de um grupo de 107 imigrantes em São Paulo, que veio ao país em busca de empregos e novas oportunidades. O Brasil tem atualmente entre 250 mil e 300 mil chineses e descendentes, de acordo com os dados de 2012 da Associação Chinesa do Brasil e do Consultado Chinês de São Paulo. Destes, 180 mil moram no Estado de São Paulo. Em Campinas vivem de 200 a 250 famílias chinesas.

 

 

 

Os primeiros imigrantes chineses chegaram em Campinas há cerca de 60 anos.

 

 

 

 

Atrações da festa do Dia do Imigrante Chinês

 

 

1. Dança do Leão

 

2. Dança Nacional “Flor de Jasmim”

 

3. Solo de música folclórica – Luo Qiqi

 

4. Duan Jiehui e Zhu Sixao cantam a música “Cool”

 

5. Cheongsam passarela “Yellow Crane Tower”

 

6. Jin Jiajia solo canção estilo chinês “peixe grande”

 

7. Dança Tibetana “Wang Wu Shen”

 

8. Zhan Yichuan, Zhao Bingyi, cantando e dançando a música “Nós não somos os mesmos”

 

9. Ópera de Pequim Solo – Wu Rongying

 

10. Dança da Mongólia – O Céu

 

11. Wen Hongxiang, Zhang Jiaguo Rock Coro

 

12. Artes Marciais Kung Fu

 

13. Street Dance – China Vermelha