Conselho da RMC se reúne, em Jaguariúna, para trocar experiências

A reunião mensal do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CD-RMC) foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 17 de julho, no Hotel Matiz, em Jaguariúna. Na pauta, os representantes das cidades da RMC conheceram o programa Cidades Sustentáveis e as linhas de crédito oferecidas pela Agência de Desenvolvimento Paulista, a Desenvolve SP. O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, representou a cidade no encontro.

 

A 198ª reunião dos membros do Conselho foi aberta com a apresentação da experiência de Jaguariúna no programa Cidades Sustentáveis. A diretora de Desenvolvimento Sustentável do município, Carolina Freire Lima, mostrou aos presentes informações sobre a participação na Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), para o Desenvolvimento Sustentável. Destacou que Jaguariúna tem sido modelo na coleta de indicadores sobre o tema e que aderiu à plataforma do programa Cidades Inteligentes para organizar essas informações e torná-las públicas. Ela propôs que os outros municípios da RMC avaliem adotar a plataforma para copilar dados com a mesma metodologia.

 

Outro item da pauta foi a participação do gerente de Negócios e Operações da Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP), voltada para a promoção de ações sustentáveis nos municípios do Estado. Ele falou aos representantes sobre as diversas ofertas de crédito e financiamento disponíveis, em setores como construção sustentável, transporte, saneamento e resíduos, recuperação florestal e planejamento municipal. Prefeitos de algumas cidades, como Monte Mor, Pedreira e Santa Bárbara d’Oeste, aproveitaram para compartilhar experiências que tiveram usando essas linhas para aquisições em suas cidades.

 

Na avaliação do vice-prefeito de Campinas, a troca de experiências é fundamental para ampliar os horizontes do trabalho conjunto dos municípios da RMC. “É importante conhecer o que cada um está fazendo de melhor. Embora cada cidade tenha seu perfil, estamos todos na mesma Região Metropolitana e dividimos muitos desafios. Quanto mais unidos e falando a mesma linguagem estivermos, mais próximos do sucesso ao tratar de assuntos de interesse comum”, declarou Henrique Magalhães Teixeira.