Cine Gourmet reúne gastronomia e cultura italiana na praça

A combinação de cinema e gastronomia atraiu o público para a Praça Carlos Gomes, na manhã e tarde de domingo, 22 de abril. Jovens, idosos, casais, famílias acompanhadas de seus filhos, grupos de amigos foram prestigiar a 2ª edição do Cine Gourmet.

 

A primeira-dama, Sandra Ciocci, representando o prefeito Jonas Donizette, participou do evento gastronômico que faz parte das atividades da 2ª Mostra de Cinema Italiano, que se estende até o próximo domingo, 29 de abril, em Campinas.

 

Sandra Ciocci estava com os diretores e cineastas italianos, Francesco Siciliano e Mimmo Calopresti que vieram especialmente da Itália para Campinas para participarem de uma série de atividades da mostra.

 

O Cine Gourmet segue os moldes do tradicional “Chefs na Praça”. Assim como no ano passado, os chefs foram desafiados a criar pratos a preços convidativos, inspirados na culinária, cultura e cinema italiano. “É gostoso ver todo esse acolhimento dos chefs e da população em receber essa segunda edição da Mostra de Cinema Italiano”,

 

A primeira-dama frisou que os cineastas estão em Campinas para uma agenda com as universidades. “Eles vão visitar as universidades, assistir os filmes com os alunos e debater com eles as produções do cinema italiano. Isso é muito gratificante para todos”.

 

Mimmo Calopresti falará sobre “A Fábrica dos Alemães”, e Francesco Siciliano, de “Estado Civil” e “O Amor é o mesmo para Todos”. Estes filmes estão na programação que pode ser conferida no link: https://cinemaitaliano.campinas.sp.gov.br/.

 

Sandra Ciocci lembrou que a Mostra de Cinema Italiano oferece opções variadas de filmes italianos. “Têm para todos os gostos, de curta, média e longa duração. Todos os filmes têm entrada gratuita para a população de Campinas e região”.

 

São 18 filmes, sendo 15 filmes mais recentes e três longas do cineasta Bernardo Bertolucci – “O Conformista”, “1900” e “Assédio”. As sessões serão no Cinema Top Cineplex, que fica no Shopping do Parque Prado, e também no Teatro Castro Mendes.

 

Pop italiano

 

A diretora de Turismo, Alexandra Caprioli, explicou que a edição deste ano do Cine Gourmet teve a participação de nove restaurantes de Campinas, que ofereceram opções de pratos, lanches e sobremesas com preços acessíveis, entre R$ 5,00 e R$ 25,00.

 

Uma das atrações deste ano foi um DJ que apresentou uma seleção especial de músicas italianas da atualidade e do pop italiano. Outra novidade desta edição foi o beer show, um espaço dedicado à cerveja.

 

O Cine Gourmet foi promovido pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e Secretaria de Cultura, e pelo Campinas e Região Convention & Visitors Bureau.

 

A 2ª Mostra de Cinema Italiano é promovida pela Prefeitura de Campinas, por intermédio das Secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo. A Prefeitura tem como parceiro na mostra o Instituto Luce Cinecittà (vinculado ao Ministério de Patrimônio e da Atividade Cultural e do Turismo da República Italiana); a colaboração do Vivi Brasil e apoio do Shopping Iguatemi Campinas.