“Chefs Campinas” reúne 25 mil pessoas na Praça Carlos Gomes

O domingo 22 de julho foi diferente para quem passou pela Praça Carlos Gomes, no coração de Campinas. A 6ª edição do “Chefs Campinas” reuniu 25 mil pessoas do meio da manhã até o final do dia para uma experiência combinada de gastronomia, atrações culturais e um tempo agradável de lazer com amigos e familiares. Evento marcou a abertura do 10º Festival Gastronômico de Campinas, a ser realizado entre 23 de julho a 11 de agosto.

 

 

“É um evento consolidado no calendário do município, pelo sucesso que a população atribuiu a ele”, comemorou o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, que participou da festa que também celebrou os 244 anos de Campinas. Ao lado da primeira-dama, Sandra Ciocci, que representou o prefeito Jonas Donizette, e dos secretários de Cultura, Ney Carrasco, e de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo, André von Zuben, o vice-prefeito apagou as velas do bolo de aniversário e puxou o “Parabéns para Você” em homenagem à cidade. Ele aproveitou para agradecer a todos que foram prestigiar o evento e também aos organizadores e participantes por ocuparem a Praça Carlos Gomes, um espaço público importante na vida de Campinas.

 

 

A praça do povo 

 

Realizado pela Prefeitura de Campinas, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e da de Cultura, o “Chefs Campinas” é uma parceria com o Campinas Convention & Visitors Bureau. Desde a primeira edição, em 2013, a proposta é valorizar a gastronomia local, utilizando o espaço público da praça para colocar os pratos de chefs e restaurantes renomados da cidade ao alcance da população. Outra função é fazer com que as pessoas ocupem a histórica Praça Carlos Gomes, local tradicional de encontros para os campineiros.

 

E a praça foi tomada pela população, que se divertiu em um clima agradável, com o sol e a temperatura amenos da estação. Famílias, namorados e grupos de amigos puderam escolher entre as mesas disponíveis ou um espaço nos gramados, embaixo das árvores. Os melhores amigos também foram bem-vindos, e uma das novidades do 6º “Chefs Campinas” foi uma barraca com comida especial para animais de estimação.

 

Entre as atrações que ajudaram a animar o domingo, houve várias sessões do já famoso “Cozinha Show”, aulas abertas ensinando a preparar alguns pratos, comandadas por professores da Faculdade de Gastronomia da Universidade São Francisco (USF), e também degustações de cervejas especiais com dicas de harmonização. Neste ano, as atrações culturais foram selecionadas entre os contemplados no Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC). O mágico palhaço “Tachinha, o Ilusionista” fez apresentações para a garotada. Durante a tarde, o grupo musical “Maíra Guedes e os Baluartes” se apresentou no coreto da Praça Carlos Gomes embalando o público com sambas autorais contemporâneos.

 

 

 

Festival Gastronômico

 

O 6º “Chefs Campinas” também marcou a abertura do 10º Festival Gastronômico de Campinas e Região, que neste ano será realizado a partir desta segunda-feira, dia 23 de julho, até 11 de agosto. Com o tema “Memórias na Mesa: sabores para provar com o coração”, os restaurantes que participaram do evento agora oferecem cardápios especiais durante o período. 

 

Os menus, com entrada, prato principal e sobremesa, poderão ser degustados pelos valores de R$ 43,90 no almoço, e R$ 59,90, no jantar. Nesta edição, participam 15 restaurantes: Armazém Cambuí, Bellini Ristorante, Bonelli Restaurante e Pizzaria, Brexó Bar e Cozinha, Don Manoel, El Tambo Bar e Restaurante, Estação Marupiara, La Palette, Lima Cocina Peruana, Macaxeira, Matisse, Outback Steakhouse, Prime Italian, ROD Grainnes e Vila Paraíso.