Centro de Saúde “Tancredão” ganha novo abrigo de ônibus

 

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) instalou um novo abrigo de ônibus em frente ao Centro de Saúde “Tancredo Neves”, na região do Bairro Campos Elíseos. A cobertura metálica substitui abrigo de concreto que foi danificado durante acidente de trânsito.

 

 

 

O C. S. “Tancredão” fica na Avenida Tancredo Neves, 5.101. O local é atendido diretamente pela linha 122 – Terminal Vida Nova / Campinas Shopping. A colocação do novo abrigo foi possível por conta do remanejamento de mobiliário urbano, que estava em frente à sede da Emdec, na Vila Industrial. A Emdec recebeu um novo abrigo, protótipo dos equipamentos que serão utilizados pela empresa vencedora da concessão de abrigos de ônibus no município.

 

 

 

“O abrigo que estava em frente à Emdec, após retirado, foi recuperado e reinstalado em frente ao centro de saúde. Na sede da Emdec temos um novo equipamento, já com publicidade. Essa será a tônica da nossa concessão: os abrigos que forem retirados pela empresa concessionária serão devolvidos para a Emdec, recuperados e reinstalados em locais onde há necessidade”, afirma o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

 

 

 

Concessão

 

 

Em julho passado, a Administração municipal assinou contrato com concessionária que prevê o serviço de fornecimento, implantação, remoção, reposição, remanejamento, manutenção, conservação e limpeza dos abrigos de ônibus. A concessionária terá exclusividade para explorar, publicitariamente, os pontos de parada concedidos.

 

 

 

O projeto de concessão de abrigos de ônibus para a iniciativa privada é novo e inovador. Bem como a destinação de espaço no local para a publicidade. A concessionária irá implantar 894 novos abrigos com padrão visual semelhante aos da Avenida Francisco Glicério. Também será efetuada a devolução, à Emdec, de 460 abrigos metálicos. Após recuperação, esses abrigos serão reinstalados.

 

 

 

A concessão abrange os abrigos de ônibus num raio de 5 km da região central; e dos principais corredores estruturantes do transporte público. Os novos equipamentos públicos serão cobertos, iluminados, com assentos individuais e espaço para cadeirantes. Também com tomada USB para recarga de celular.

 

 

 

A concessionária tem até 54 meses (6 meses de carência + 48 meses de prazo), após a assinatura do contrato, para executar a implantação dos novos abrigos.

 

 

 

Pontos

 

Campinas possui pouco mais de 5,1 mil pontos de parada de ônibus, com diferentes padronizações e indicações visuais. Desse total, cerca de 1,7 mil são abrigos (cobertos).