Ceasa Campinas e USF dão início às atividades da Escola de Cozinha

A Universidade São Francisco (USF) e a Ceasa Campinas anunciam nesta quinta-feira, dia 16 de agosto, às 10h, o início das atividades práticas do projeto “Cozinha Ceasa/USF – Alimentação Sustentável ISA”, que visa a formação de cozinheiros e alimentação saudável, com uso integral dos alimentos, voltado às famílias atendidas pelo Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), dentro do entreposto campineiro. O evento será realizado no Espaço Gourmet, na Unidade Cambuí da USF, em Campinas.

 

As aulas – que vão começar no próximo dia 21 de agosto – serão ministradas por chefs docentes do Curso de Gastronomia e da Nutrição da USF. Entre os temas que serão abordados estão Cozinha Básica, Cozinha Brasileira, Cozinha Italiana, Oriental, Panificação e Confeitaria. Os 20 alunos terão aulas semanais até dezembro deste ano, na Escola de Cozinha da Ceasa, localizada dentro da central de abastecimento.

 

Ao final, os participantes receberão um certificado reconhecido pela USF e pelo Ministério da Educação, que qualificará o aluno a atuar no mercado de trabalho como cozinheiro. “Em Campinas, o Curso de Gastronomia da USF devolve para a sociedade o que recebeu, alinhado com a missão franciscana de compartilhar o conhecimento. Não é um curso simples de culinária e sim uma mudança que permitirá o surgimento de boas oportunidades profissionais”, afirmou a coordenadora do Curso de Gastronomia, professora Andreia Pimentel.

 

“Temos certeza absoluta de que esse projeto vai colaborar muito para que as pessoas tenham uma consciência maior quanto ao uso correto dos alimentos que recebem e, ao mesmo tempo, uma condição melhor para poderem atuar no mercado de trabalho”, disse o diretor-presidente da Ceasa Campinas, Wander Villalba.

 

As aulas serão gravadas e, numa segunda etapa, os vídeos serão reproduzidos nos bairros atendidos pelo ISA, em um ônibus adaptado exclusivamente para atender o projeto, ampliando o alcance da iniciativa e multiplicando o número de pessoas que receberão as orientações.

 

O Campus Campinas (Unidade Cambuí) fica na rua Coronel Silva Teles, 700. Acesso pela rua Padre Almeida.