Campinas recebe máquina que troca um livro já lido por outro

Até parece uma máquina de refrigerantes que troca moedas por latinhas, mas é muito mais mágica. Campinas recebe  “A Incrível Máquina de Livros”, que ficará estacionada no Largo do Rosário, no centro da cidade, de terça a quinta, 7 a 9 de agosto, entre 10h e 18h, para trocar livros antigos por novos. 

 

 

A operação é muito simples. O interessado leva um livro novo ou usado em boas condições (não pode estar rasgado ou riscado), insere na máquina e aperta um dos dois botões disponíveis – adulto ou infantil – e automaticamente, como um toque de mágica, aquele livro se transforma em outro, que o participante levará para casa e aproveitará sua nova leitura.

 

 

Como a ideia é dar oportunidade para o máximo de pessoas participarem da ação, cada um pode colocar até no máximo três livros. Vale lembrar também que os livros inseridos na máquina serão futuramente transformados para outras pessoas e por isso não serão aceitos gibis, livros didáticos ou técnicos.

 

 

A máquina tem a capacidade de transformar mil livros por dia. Serão centenas de títulos disponíveis, como clássicos da literatura mundial e brasileira, escritoras infantis de sucesso como Eva Furnari e Ana Maria Machado, além das obras dos autores indicados ao Pêmio Jabuti. Os livros transformados, que podem ser novos ou usados, sempre são uma surpresa.

 

 

 

O projeto

 

 

“A Incrível Máquina de Livros” rodou 15 mil quilômetros passando por 21 cidades em 13 estados brasileiros e já trocou mais de 30 mil livros.  A ação chega à cidade depois de percorrer os municípios de Poços de Caldas, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Salvador, além de Rio de Janeiro, Niterói, Goiânia, Brasília, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Blumenau, Curitiba, Londrina, Guarulhos e São Paulo (Bienal Internacional do Livro). 

 

 

Depois de Campinas, a população de Barueri e São Bernardo do Campo (SP) também terá a oportunidade para trocar livros que já não lhe interessa mais por títulos diferentes.

 

 

O projeto é uma iniciativa do Infinito Cultural em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e patrocínio do papel Pólen. Em Campinas, tem o apoio da Secretaria de Cultura, por meio da Coordenadoria das Bibliotecas.

 

 

 

 

Serviço

Projeto “A Incrível Máquina de Livros”

Quando: 7 a 9 de agosto, terça a quinta, das 10h às 18h

Onde: Largo do Rosário – Centro. Campinas.

Participação gratuita.