Caminhada fotográfica encerra trabalhos do projeto Foto Ceasa

Uma caminhada fotográfica aberta ao público vai encerrar os trabalhos do projeto Foto Ceasa – Festival Hercule Florence de Fotografia, neste sábado, 12 de maio, às 9h, na Ceasa Campinas. No mesmo dia, será aberta a exposição fotográfica principal, no Mercado de Flores, como parte das atrações do 3º Ceasa Gourmet, que ocorre no mesmo dia e local.

 

Segundo os organizadores do Festival Hercule Florence, a expectativa é de que mais de 100 fotógrafos participem da atividade. “Tínhamos previsto um limite de 120 vagas, mas, devido à grande procura que está havendo pela caminhada, decidimos abrir a todos os interessados”, explica o fotógrafo e coordenador do Festival, Ricardo Lima. 

 

Para participar, o interessado só precisa se apresentar no dia do evento com uma câmera fotográfica ou smartphone com câmera, mesmo que não tenha feito inscrição no site do Festival. Pelo menos cinco fotógrafos-monitores do projeto – sob o comando do fotógrafo Alexandre Urch – irão coordenar a caminhada e orientar os participantes, que terão a oportunidade de fotografar os produtos comercializados e os personagens dos mercados de hortifrutigranjeiros e de flores, plantas e acessórios da Ceasa. 

 

A concentração para a caminhada será às 8h45, em frente ao prédio da Administração da Ceasa. Antes de saírem, os fotógrafos participarão da abertura da exposição do hall de entrada da Ceasa, com imagens selecionadas do workshop dos projetos sociais do entreposto. Em seguida, os participantes vão caminhar pelas vias internas da central, passando pelo Mercado de Hortifrútis e chegando ao Mercado de Flores. 

 

 

 

Chegada e exposição principal

 

A caminhada será encerrada no píer do Mercado de Flores, onde será aberta a exposição principal do projeto, às 11h, com as imagens selecionadas ao longo das quatro semanas de trabalho, dispostas em módulos de paletes de madeira e outras estruturas. O diretor-presidente da Ceasa, Wander Villalba, além de representantes da Aproccamp (Associação dos Produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de Campinas) – parceira da Ceasa no projeto – e do Festival Hercule Florence, também participarão da cerimônia de abertura. 

 

É a primeira vez que a Ceasa Campinas é tema do Festival Hercule Florence de Fotografia, realizado anualmente em Campinas e que atrai profissionais de várias regiões do País. A proposta do projeto – que tem a curadoria do fotógrafo Ricardo Lima e projeto do arquiteto Flávio Rolfsen Laurini – é retratar os mercados, personagens e programas sociais do entreposto, com a participação dos fotógrafos Alex Ribeiro, Touché, Felipe Tazzo, Denise Maher e Alexandre Urch, que comandam os workshops.

 

Todo o material ficará exposto na central de abastecimento por um mês. Parte do material físico permanecerá na empresa depois da exposição e todo o acervo fotográfico digital resultante do projeto será doado à Ceasa Campinas.

 

Criado em 2007, o Festival Hercule Florence está em sua 11ª edição e tem como matriz a invenção isolada da fotografia no Brasil, feita em Campinas, em 1833, por Hercule Florence, considerado o pai da fotografia. Mais de 120 mil pessoas e 80 fotógrafos brasileiros e estrangeiros já participaram do evento ao longo dos anos. 

 

 

 

Serviço

Caminhada Fotográfica do Projeto Foto Ceasa – Festival Hercule Florence 

 

Data: 12/05/2018

 

Horário de saída: 9h

 

Local: Administração da Ceasa Campinas

 

(*) Não é necessário fazer inscrição. O interessado deve trazer câmera fotográfica ou smartphone com câmera.