Banco de Alimentos de Campinas certifica doador solidário

O Banco de Alimentos de Campinas irá destacar as empresas e instituições que doam regularmente produtos para serem distribuídos às entidades cadastradas. Para isso, cada doador receberá o Certificado Doador Solidário, criado pelo Banco – em parceria com a Ceasa Campinas e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar – e que será concedido em cerimônia a ser realizada no próximo dia 31 de janeiro, às 9h, na sede da entidade, localizada na Ceasa Campinas.

 

Na oportunidade, também será lançada a cartilha “Como Doar Alimentos”, com informações objetivas sobre a forma correta de fazer doações, os procedimentos que devem ser seguidos e o que deve ser evitado na hora de dar a sua contribuição. A cartilha será distribuída gratuitamente a empresas, pessoas físicas e entidades de Campinas e região.

 

Serão concedidos, no total, 71 certificados de doador solidário. A ideia foi uma das sugestões dadas pelos consultores da IBM Global, que atuaram por quatro semanas dentro da Ceasa Campinas, durante o mês de agosto do ano passado, no Corporate Service Corps (CSC), programa de cidadania corporativa da multinacional de tecnologia, da qual a Ceasa Campinas fez parte. 

 

O certificado também servirá de estímulo para que novas empresas firmem parcerias com o Banco, promovendo eventos de arrecadação ou efetuando doações diretas de alimentos. “Para nós, o lançamento do Certificado Doador Solidário é mais uma conquista, pois nada mais justo que agradecer por tudo que os doadores fazem por nós e, indiretamente, às 27 mil pessoas que são beneficiadas com os alimentos doados”, disse Bruna de Angelis, nutricionista do Banco de Alimentos, responsável pelas campanhas de arrecadação.

 

“Com este certificado, o Banco Municipal de Alimentos terá ainda mais credibilidade e, com isso, nossa intenção é que mais pessoas conheçam o nosso trabalho e se interessem em fazer parte dessa equipe”, disse Osvaldo Vancini, gerente do Banco de Alimentos.

 

 

 

Banco de Alimentos

 

O Banco Municipal de Alimentos funciona numa área dentro da Ceasa Campinas e é resultado de convênio com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar. Fundado em 2003, o Banco arrecada produtos fora da Ceasa, em eventos esportivos e culturais, em supermercados, empresas e por meio de parcerias. O Banco atende hoje a 120 entidades cadastradas e cerca de 27 mil pessoas. 

 

 

 

Dados de 2017 

 

Em 2017, o Banco de Alimentos arrecadou 834,8 toneladas de alimentos, o que dá uma média de 70 toneladas por mês. 

 

Foi escolhido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-SP) como modelo para a formulação de políticas de segurança alimentar para todo o Estado de São Paulo.

 

Foi uma das entidades escolhidas para integrar o programa Corporate Service Corps (CSC) da IBM Global, com a presença de três “IBMistas” durante o mês de agosto na Ceasa Campinas e Banco de Alimentos. Eles elaboraram um plano estratégico de ações que visam aperfeiçoar os serviços e a atuação do Banco.

 

Recebeu, em maio, a visita do secretário-geral dos Bancos de Alimentos da Itália, Marco Lucchini, que veio conhecer de perto o trabalho do Banco de Alimentos de Campinas.

 

Em outubro, recebeu pela segunda vez o prêmio “Josué de Castro de Combate à Fome e à Desnutrição”, do Governo do Estado de São Paulo.

 

 

 

Serviço

Entrega do Certificado Doador Solidário e Lançamento da cartilha “Como Doar Alimentos”

 

Data: 31/01/2018 (quarta-feira)

Horário: 9h

Local: Auditório da administração da Ceasa Campinas – Rod. D. Pedro I, Km 140,5 (Pista Norte) – Campinas