Ato no centro da cidade marca Dia de Combate à Intolerância Religiosa

Um ato em alusão ao Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa será realizado no sábado, dia 20 de janeiro, das 9h às 12h, na Praça Rui Barbosa (atrás da Catedral). O evento será promovido pelo Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e Discriminação Religiosa e pela Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial (Cpir) da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania. O objetivo é iniciar o ano com ações positivas que abordem a temática do respeito a todas as religiões dentro da Campanha “#respeitotodasreligioes”.

 

De acordo com a coordenadora do Centro, Jacqueline Damásio, o evento promove em Campinas o diálogo entre os diferentes segmentos religiosos. “Distribuiremos materiais informativos e estaremos disponíveis para atender a população, dando exemplo de que ‘Conversando a gente se entende’, que é justamente o mote da roda de conversa que realizamos periodicamente junto com a Cpir e cidadãos de todos os credos religiosos”. 

 

O Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa foi instituído pela Lei nº 13.914/2010. Segundo Jacqueline, a data relembra o falecimento da Iyalorixá Gildásia dos Santos e Santos (Mãe Gilda), que foi acusada de charlatanismo, além de ter sua casa atacada e membros de sua comunidade agredidos. Em consequência do ataque, Mãe Gilda teve um infarto do miocárdio e faleceu. Além de constar do calendário oficial do município de Campinas, a data também é celebrada nacionalmente, conforme estipula a lei federal 11.635, de 27 de dezembro de 2007. 

 

Serviço:

Data: sábado, dia 20 de janeiro 

Horário: 9 às 12h

Local: Praça Rui Barbosa (atrás da Catedral)

 

Entidades que queiram participar do ato com materiais de seu segmento religioso para distribuição, devem entrar em contato com o órgão pelo telefone e (19) 32326431.