Ações preventivas contra a febre amarela têm início hoje no Jambeiro

 

A Secretaria de Saúde inicia nesta sexta-feira, 20 de outubro, uma série de ações preventivas contra a febre amarela em bairros próximos ao Parque Jambeiro, região Sul de Campinas. Na última terça-feira, 17 de outubro, um sagui encontrado morto no local em setembro foi confirmado com o vírus da doença.

 

Durante a manhã, profissionais da saúde visitarão imóveis nos bairros Parque Jambeiro, Chácaras Jambeiro, Coudelaria e Santa Judith para orientar a população sobre a febre amarela e a importância da vacina. Além disso, criadouros de mosquitos serão removidos. A expectativa é que 400 imóveis sejam visitados.

 

À noite, entre 18h e 22h, no sábado (dia 21), das 6h às 9h, na segunda-feira (dia 23) e terça-feira (dia 24), das 18h às 22h, acontecerá a nebulização veicular nas ruas dos mesmos bairros. A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) e pretende atingir 2 mil imóveis.

 

 

Paineiras

 

 

Na segunda-feira, 23 de outubro, a partir das 9h, a operação casa a casa atingirá os jardins das Paineiras, São Carlos, e Santa Marcelina, região Leste da cidade. Em 14 de outubro, foi confirmado o resultado positivo de febre amarela em um sagui encontrado no Jardim das Paineiras em agosto. A expectativa é que 300 imóveis sejam atingidos pela ação.

 

Entre 18h e 22h, na segunda-feira, dia 23, terça-feira, dia 24, e quarta-feira, dia 25, acontecerá, em parceria com a Sucen, a nebulização veicular nas ruas dos três bairros. Pelo menos mil imóveis devem ser atingidos.

 

 

Nebulização veicular

 

 

O Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) orienta que, durante as nebulizações, os moradores mantenham portas e janelas abertas, deixem as luzes acesas e mexam nas cortinas.

 

Apesar de este tipo de aplicação ser considerada segura, é importante tomar alguns cuidados:

 

 

– Crianças, mulheres grávidas, idosos e pessoas que tenham bronquite ou asma devem ficar em cômodos fechados;

 

– Animais domésticos devem ser mantidos dentro de casa;

 

– As gaiolas devem ser cobertas ou colocadas em cômodos fechados.

 

Em caso de chuva ou vento, as nebulizações serão canceladas.

 

 

Vacina

 

A vacina contra febre amarela está recomendada para todos os moradores da cidade, a partir dos nove meses de idade. Quem já recebeu a dose em algum momento, não precisa se vacinar novamente. Está disponível nos 64 centros de saúde de Campinas.