Abertura dos Jogos Escolares Municipais lota ginásio de esportes

A cerimônia de abertura da 13ª edição dos Jogos Escolares Municipais (JEM), realizada na manhã de sexta-feira, 14 de setembro, no ginásio da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), no Jardim das Paineras, foi como o início de jogos olímpicos, com direito a presença de autoridades, discursos, danças de equipes premiadas e até tocha olímpica.

 

 

 

O público da arquibancada vibrou, mas ainda não foi com os esportes, quem estava no meio da quadra eram os dançarinos. A apresentação de hip-hop dos alunos do Studio de Dança Erika Ramos, do Grupo de Ginástica da Unicamp – os dois premiados na Argentina -, e das alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental André Tosello, no Jardim Aeroporto.

 

 

 

O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, falou sobre cidadania e a integração. “O importante é vencer nossas dificuldades, nossas barreiras”, disse em incentivo aos atletas. Já a supervisora educacional Patrícia Furlan falou sobre as vantagens para a saúde de quem pratica esportes, “o principal aqui não é a competição em si, mas o esporte e todos os benefícios que ele traz.”

 

 

 

Atletas, professores e árbitros ainda fizeram juramentos para uma competição amigável e justa.

 

 

 

Na Emef Padre Melico Cândido Barbosa, localizada no Parque Tropical, os esportes preferidos entre os alunos são o futsal e o handebol, segundo a professora de educação física, Sílvia Helena Mori. A chegada dos jogos empolga os alunos, segundo ela.

 

 

 

As alunas Giovana Clara e Nicole Cardeal, ambas com 11 anos, contam como os esportes ajudam a aproximar os colegas e que a existência de um campeonato como o JEM ajuda o time a se organizar e treinar melhor, “é uma forma saudável de viver”, disse Nicole.

 

 

 

Dois mil e cem alunos de 29 escolas municipais participam do JEM, que segue até o dia 31 de outubro. Em 2018 a novidade é o tênis, que desde o primeiro semestre passou a ser a praticado nas aulas de educação física, mas há também outras oito modalidades: basquete, futsal, handebol, voleibol, atletismo, dama, tênis de mesa e xadrez, disputados nas instalações de cinco instituições parceiras.

 

 

 

O objetivo dos Jogos Escolares Municipais é ensinar aos estudantes valores que fazem parte do esporte, como a cooperação, persistência e o respeito, além da integração entre as escolas da Rede Municipal, segundo Carla Richeto, que faz parte da equipe organizadora do JEM.

 

 

 

Os Jogos são realizados pela Secretaria de Educação com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, Unicamp, PUC-Campinas, Sesi e Associação Atlética do Banco do Brasil.