10ª Mostra Curta Audiovisual de Campinas abre inscrições para atividades formativas e lança programação

 

Inscrições para palestras, masterclasses e oficinas gratuitas poderão ser feitas entre 29/08 e 09/09. As atividades ocorrem durante o evento, que será realizado entre 15 e 24/09. A festa de lançamento da programação completa será em 01/09

Comemorando 10 anos em 2016, a Mostra Curta Audiovisual de Campinas irá trazer, além de exibições de filmes, uma programação de atividades paralelas e gratuitas, como palestras, bate-papos, masterclasses e oficinas. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira, dia 29 de agosto, e vão até dia 9 de setembro. Os interessados poderão se inscrever pelo site www.mostracurta.art.br.

Mais uma vez,  uma das mais conceituadas escolas de cinema do país, a Academia Internacional de Cinema (AIC), é parceira da Mostra, e vai ministrar duas masterclasses com temas relevantes para a produção audiovisual. São eles: “Direção de Fotografia no Cinema Independente” e “Do Roteiro de Ficção ao Roteiro de Documentário”. Ambas serão realizadas no Sesi Amoreiras.

A programação ainda traz uma palestra da Agência Nacional de Cinema (ANCINE), além de bate-papos e oficinas práticas, ou mini-cursos, que irão oferecer a possibilidade de aproximar o público das técnicas de produção cinematográfica, incluindo atividades para crianças. Os participantes vão realizar trabalhos coletivos e os resultados serão exibidos no encerramento.

De acordo com os organizadores, as oficinas buscam cobrir áreas diversas do campo da produção audiovisual e, ao mesmo tempo, são uma forma de aproximar o público da técnica, desmistificando os processos de realização e preparando simultaneamente os realizadores para o mercado profissional. “A programação de atividades formativas visa à capacitação e a qualificação do público interessado, e é um dos pilares de grande importância da Mostra”, afirma a diretora do evento, Mariana Atauri Maurer.

Lançamento da programação

A programação completa da 10ª Mostra Curta Audiovisual de Campinas, que irá ocorrer entre os dias 15 e 24 de setembro, será divulgada na quinta-feira, dia 1º de setembro, em uma festa de lançamento no Macunaíma Pizza Bar, em Barão Geraldo, a partir das 18h. Na ocasião, estarão presentes os realizadores de filmes do panorama regional e os interessados em conhecer a grade de programação do evento e os materiais de divulgação. O evento será aberto ao público, com entrada franca.

Mais sobre a 10ª Mostra Curta Audiovisual de Campinas

Nesta edição comemorativa de 10 anos, o evento recebeu um número recorde de filmes inscritos. Foram 365 trabalhos de todo o Brasil, dos quais 61 foram selecionados, sendo 20 produções da região de Campinas, além de filmes especialmente convidados.

No total, serão 915 minutos de projeção, ou seja, mais de 15 horas de filmes que serão exibidos em 10 dias de programação em diversos espaços de Campinas. Além das sessões e atividades paralelas gratuitas, a Mostra ainda terá apresentações de música, dança e outras expressões artísticas, em parceria com grupos culturais da cidade. “Com esta programação, a Mostra está criando mais do que uma janela de exibição, mas uma plataforma de encontros visando o fortalecimento de redes. A proposta é criar um espaço com trocas de experiências e vivências com intenso networking”, complementa a diretora Mariana Atauri Maurer.

Realizada em Campinas desde 2006 por produtores culturais independentes da cidade, este é o segundo ano que a Mostra Curta Audiovisual Campinas conta com apoio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC).

PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS:

OFICINAS PRÁTICAS

1. Animação de Recortes para Crianças

Com o intuito de transmitir os conhecimentos básicos de animação quadro-a-quadro (stop-motion), os participantes irão aprender a criar a ilusão de movimento utilizando recortes de papel para a realização de pequenas animações com temas afro-brasileiros.

Ministrante: Célia Harumi – Diretora da Primavera Filmes, mestre e doutora na área de “Cinema e Literatura” pelo Departamento de Cinema do Instituto de Artes da Unicamp. Desenvolve desde 2012 o projeto ANIMAFRO.

Local: Centro Cultural Casarão. Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, Campinas – Barão Geraldo
Data: 17 de setembro
Horário: das 9h às 12h
24 vagas 

2. Oficina Compacta de Produção de Filmes

Discussão e prática da realização de um filme, visando à concepção, organização e a gravação dentro de um contexto limitado de recursos.

Ministrante: Diego Ruiz  (Diretor de filmes e montador em produções publicitárias, institucionais e culturais. Diretor de criação e sócio fundador do Lokomotiv Studio) e Felipe Barreto (Coordenador de produção audiovisual e cultural)

Local:
Estação Cultura – Sala do Relógio. Entrada pelo estacionamento na rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial – Campinas
Datas e horários: 19 e 21 de setembro (módulos 1 e 2), das 9 às 12h e 13 às 17h
30 vagas 

3. Introdução ao Video-Mapping

A oficina passará por todas as etapas práticas para realização de um trabalho simples com video-mapping, desde a captação do vídeo até a projeção em diálogo com a arquitetura do local. O software grátis usado para a projeção mapeada será o VPT 7.

Ministrante:Fernando Gregório – é artista multimídia. Graduou-se em Midialogia na Unicamp. Sua prática está ligada à performance, à dança e às novas mídias.

Local: Oca. Rua Dolor de Oliveira, 28, Cambuí – Campinas
Data: 24 de setembro
Horário: das 10h às 18h
15 vagas


MASTERCLASSES 


1. Direção de Fotografia no Cinema Independente: Conhecimento x Tecnologia

Com André Moncaio coordenador e professor de direção de fotografia da Academia Internacional de Cinema em São Paulo. 

Qual o equilíbrio entre tecnologia e conhecimento no processo criativo da fotografia de um filme? A palestra irá apresentar e discutir a relação entre os recursos humanos e tecnológicos na direção de fotografia em filmes de baixo orçamento.

Local: SESI Amoreiras – CAT. Av. Das Amoreiras, 450, Parque Itália – Campinas
Data: 16 de setembro
Horário: das14h às 17h
50 vagas 

2. Do Roteiro de Ficção ao Roteiro de Documentário: Dramático, Lírico e Épico

Com Roney Freitas roteirista de animação e documentarista. Autor do projetoLaurita (2009), contemplado pelo Programa Petrobras Cultural, entre outros.

Análise de gêneros de escrita e processo criativo através de discussão de três filmes de autoria do palestrante e textos teóricos relacionados.

Local: SESI Amoreiras – CAT. Av. Das Amoreiras, 450, Parque Itália – Campinas Data: 23 de setembro (sexta-feira)
Horário: das 14h às 17h
50 vagas


PALESTRA

Panorama dos mecanismos de fomento à produção audiovisual disponibilizados pela ANCINE com Ricardo Cardoso da Silva (Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual da Ancine desde 2006). Apresentar o panorama dos mecanismos federais de fomento (direto e indireto) à produção audiovisual disponibilizados e operados pela Ancine e pelo FSA.

Carga horária: 3h
Local: Espaço Cultural Casa do Lago. Av. Érico Veríssimo, 1011 – Cidade Universitária, Unicamp – Campinas
Data: 20 de setembro
Horário: 9h às 12h
50 vagas


BATE-PAPOS (entrada gratuita, não é necessário fazer inscrição para estas atividades)

Bate-papo: o papel da curadoria nos Festivais de Audiovisual

Hoje as principais mídias são influenciadas pela internet. O conceito de cultura participativa cresce com públicos cada vez mais ativos e críticos. Neste sentido qual é o papel dos festivais de audiovisual e de suas curadorias?

Mediador: William Hinestrosa – mestrando em Artes Visuais na Unicamp, coordenador da Associação Cultural Kinoforum (2005 – 2014)

Local: Centro Cultural Casarão. Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, Campinas – Barão Geraldo
Data: 17 de setembro
Horário: 14h às 17h

Bate-papo: Mulheres no audiovisual

Após a exibição de filmes dirigidos por mulheres vamos debater a importância do equilíbrio entre os gêneros na produção audiovisual e o espaço ocupado pelas mulheres no cinema.

Mediadora: Amanda Castro – radialista, fotógrafa e analista de mídias sociais / Ponto de Cultura e Memória Ibaô

Local: Ponto de cultura e memória Ibaô. R. Ema, 170, Vila Padre Manoel de Nóbrega – Campinas
Data: 22 de setembro
Horário: 21h às 22h

Bate-papo: Midialivrismo

De que maneira avançaremos enquanto estruturas independentes de comunicação e produção de conhecimento audiovisual. Um bate-papo sobre a necessidade da democratização dos meios de comunicação no Brasil e novas estruturas de circulação.

Mediador: Felipe Garcia – mídialivrista e cineclubista / Coletivo de Mídia Livre Vai Jão, Cineclube Catavento no MIS Campinas e Semana do Audiovisual Campinas e da Mostra Luta!

Participantes: FNDC, Jornalistas livres, SEDA e Coletivo Intervozes

Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas – Palácio dos Azulejos. Rua Regente Feijó, 859 –  Centro, Campinas, SP
Data: 24 de setembro
Horário: 15h às 17h

Serviço:

10ª Mostra Curta Audiovisual de Campinas
Data de inscrições para as atividades formativas: de 29 de agosto a 9 de setembro
Inscrições pelo site www.mostracurta.art.br (com exceção para os bate-papos)
Festa de Lançamento da programação (sessões de filme e atividades culturais): 1º de setembro
Local da festa: Macunaíma Café – Rua José Martins, 613, Barão Geraldo. (19) 3291-8208
Horário da festa: a partir das 18h.
Data de realização da Mostra: 15 a 24 de setembro

Mais informações:
www.mostracurta.art.br
https://www.facebook.com/mostracurtacampinas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *