“Faces da Paz” é tema de mostra fotográfica coletiva na Estação Cultura

Será aberta no sábado, 24 de fevereiro, a Mostra Coletiva Fotográfica “Faces da Paz”, na Estação Cultura de Campinas. O público verá 26 imagens de fotógrafos e fotógrafas com seus olhares sobre as questões que permeiam a cultura de paz. A entrada é gratuita.

 

 

A abertura será a partir das 10h e a exposição irá até 4 de março. Em dias de semana, de segunda a sábado, a mostra poderá ser vista das 9h às 21h; aos domingos e feriados das 10h às 20h, nas salas expositivas da Plataforma da Estação Cultura, que fica na Praça Mal Floriano Peixoto, Centro. O estacionamento também é gratuito na Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial.

 

 

A organização e a curadoria da Mostra é de Fabiana Ribeiro. Ela explica que as fotografias nas dimensões 45×30 centímetros trazem o olhar peculiar captada através das lentes dos integrantes da mostra. “São imagens do fotojornalismo preciso de Leandro Ferreira, Edu Fortes e Maycon Soldan; as imagens construídas e contemporâneas de Rhelga Westin e Fabio Barella; o olhar da amplidão de Carlos Bassan; a suavidade e delicadeza de Denise Maher e o olhar questionador e forte de Sandra Lopes”.

 

 

Segundo Fabiana, a exposição também traz a “fotografia documental, militante e engajada de Neander Heringer, Oliveira França, Cintia Antunes e Fabiana Ribeiro; a poesia reflexiva de Roniel Felipe e grito questionador de Ricardo Pontes e a nova geração de profissionais da fotografia com o olhar de Bruna Marino e a jovem novata Alice Salles”.

 

Fabiana Ribeiro acrescenta que o espaço ocupado pelas mulheres da fotografia, na mostra, em um número equivalente aos profissionais do sexo masculino, segue também princípios de tolerância, solidariedade, respeito à vida, aos direitos individuais e ao pluralismo que segundo a Unesco fundamenta a Cultura de Paz. Algumas das fotógrafas também fazem parte do coletivo de fotógrafas chamado “Carolinas” que tem atuado pelo empoderamento das mulheres na fotografia.

 

A mostra também ressalta a importância em reduzir as desigualdades e tentar erradicar a pobreza, lutando para atingir um desenvolvimento sustentado e o respeito pelos direitos humanos, reforçando as instituições democráticas, promovendo a liberdade de expressão, preservando a diversidade cultural e o ambiente.

 

 

“Na prática de valores éticos e morais e manifestações de respeito e amor, que têm estado adormecidas, nos últimos tempos. Construir uma cultura da paz envolve dotar as crianças e os adultos de uma compreensão dos princípios e respeito pela liberdade, justiça, democracia, direitos humanos, tolerância, igualdade e solidariedade”, complementa Fabiana.

 

 

Faces da Paz

 

Mostra Coletiva Fotográfica

 

Leandro Ferreira, Edu Fortes, Maycon Soldan, Rhelga Westin Fabio Barella, Carlos Bassan, Denise Maher, Sandra Lopes, Neander Heringer, Oliveira França, Cintia Antunes, Fabiana Ribeiro, Roniel Felipe, Ricardo Pontes, Bruna Marino e Alice Salles.

 

Quando: abertura 24 de fevereiro a partir das 10h

De 24 de fevereiro a 4 de março

De segunda a sábado das 9h às 21h

Domingos e feriados das 10h às 20h

Local: Salas expositivas da Plataforma da Estação Cultura

(Praça Mal Floriano Peixoto, Centro)

Entrada e estacionamento gratuitos

Rua Francisco Teodoro, 1050 – Vila Industrial